Perfume é arte?

perfume-illustration-fine-art-print-or-canvas-323-pO Manifesto das Sete Artes (1912) proposto por G.W.F. Hegel e Ricciotto Canudo enumerou as artes de um a sete, nesta ordem: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. Depois vieram movimentos tentando agregar estéticas mais modernas como fotografia, quadrinhos, vídeo games e arte digital.

Enquanto isso, o tradicionalíssimo perfume era oficialmente ignorado como forma artística. Talvez por sua característica parcialmente utilitária, talvez por sua dificuldade de ser comunicado e transportado.

O cinema era considerado a mais completa delas por reunir todos os elementos das anteriores: som, movimento, cor, volume, representação e palavra. A perfumaria, por dedução, cairia bem como oitava arte, já que engloba o cinema e seus elementos: o perfume é lançado via briefing, press release e storytelling (palavra), a proposta é feita em forma de fantasia para o consumidor (representação), que é atraído pelo frasco e embalagem (cor e volume) e pelo comercial (som e movimento). A oitava arte, então, emprestaria personalidades em evidência da sétima arte (celebridades) para endosso e credibilidade.

E o que o perfume agrega? Tecnicamente o aroma; efetivamente a presentificação e encarnação da memória como nenhuma das demais artes. Assim como um músico combina notas e acordes em harmonia e um pintor utiliza sua paleta de cores para criar uma paisagem, o perfumista compõe uma fragrância usando diversas matérias-primas. O resultado pode ser belo, pontiagudo, macio, moderno, escuro ou árido – não há restrições para adjetivos.

E por atuar tão fortemente no sistema límbico – que processa nossas decisões baseado em memórias – o perfume pode produzir emoções tão fortes como nenhuma outra forma de arte.

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