A arte de criticar perfumes

end162 O dicionário Hoauiss apresenta doze definições para a palavra “crítica” e apenas uma delas tem conotação negativa. Tradicionalmente, crítica é a “arte de avaliar e julgar produção literária, artística ou científica”. A crítica é sempre suscetível à subjetividade de quem critica, podendo ser menos ou mais imparcial, porém nunca isenta de juízo.

Fazendo um paralelo com o cinema, críticos profissionais tendem a avaliar além de suas preferências pessoais para poderem examinar a qualidade do filme em si. Outros críticos são mais políticos e preferem abraçar suas inclinações para poder falar diretamente com o seu público. Cada abordagem tem seus prós e contras.

Na perfumaria, o mesmo ocorre – há os críticos mais imparciais e os menos imparciais. Os primeiros tendem a conhecer o assunto em profundidade, a ponto de poder julgar se uma fragrância é bem-feita, original e eficiente. Os últimos costumam serem guiados pela paixão por algum gênero ou estilo, levando à exaltação desses e depreciação dos demais. Tais críticos, em particular, também têm seu valor, principalmente em blogs e vlogs, pois criam maior empatia com o público de gosto similar.

Críticos mais imparciais podem passar a impressão de serem frios, pois refreiam seu ego na tentativa de fazer uma crítica objetiva. Eles chegam a dar nota máxima a um perfume que pessoalmente detestam, porque julgam que os três critérios principais – conceito, composição e desempenho – estão 100% preenchidos. Conceito é a proposta artística do perfume e como é executada; composição diz respeito à qualidade dos ingredientes usados e do aroma resultante; e desempenho à capacidade de evolução, silagem e lasting.

A função do crítico é de clarear atributos, oferecer possibilidades e provocar reflexões. Gosto se discute sim, mas a decisão final caberá sempre ao usuário do perfume. (Foto: Carol Barros e eu)

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