A maldição dos connoisseurs

lonelinessChega um ponto na vida do connoisseur que ele se depara com uma maldição: a solidão. Antes ele se contentava com um Calvin Klein e achava Dior o suprassumo.

Aos poucos, a determinação de explorar a perfumaria vai abrindo novos caminhos e o olfato se torna cada vez mais elástico, como um músculo que dói no primeiro dia da musculação.

Uma fragrância à base de vetiver passa impressão de água suja. O cheiro plástico de pólen da acácia é de embrulhar o estômago. “Que nota esquisita (folha de violeta) dá esse aspecto amargo em Fahrenheit?” Assim como não nascemos gostando de tudo que comemos, o espectro do nosso olfato vai se ampliando à medida em que insistimos no estranho, bizarro e incomum.

Quando fica claro que podemos apreciar o que costumávamos rejeitar, sentimos uma sensação de crescimento, superação e liberdade. Naturalmente, em certo momento, o gosto fica tão sofisticado que passa a exigir o excêntrico – pelo menos sob o ponto de vista do leigo. Nota-se um desconforto ao redor. Os mais sinceros dizem que alguém está usando um perfume que cheira a bode suado. Dependendo da personalidade do connoisseur, ele pode passar a diminuir as borrifadas ou simplesmente pensar “Se eu gosto, é isso que importa”.

O fato é que, por mais que neguemos, queremos que os outros partilhem da nossa experiência. Faz parte do ser humano ser um pouco voyeur e observar as reações alheias. O connoisseur, que investiu bastante tempo, dinheiro e pele para chegar nesse nível de sensibilidade olfativa, agora se vê numa armadilha da qual não consegue escapar. Não dá para voltar atrás e é impossível fazer com que as outras pessoas consigam sentir o que o nariz dele sente.

2 pensamentos sobre “A maldição dos connoisseurs

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