O que faz um perfume ser interessante?

fragrance-pyramidIndependentemente da performance na pele ou da sua memória olfativa particular, existem alguns fatores que separam perfumes incríveis daqueles medianos, inofensivos e que agradam a maioria.

O perfume deve ser visto como algo artístico, portanto qualquer percepção literal ou figurativa diminui o seu valor. Não é legal sair com um cheiro orgânico de rosa ou de sândalo, assim como não é legal sair com um odor sintético de metal ou plástico. Já uma rosa metálica ou um sândalo plástico podem ser interessantes.

Um perfume bem feito é construído com notas de diferentes volatilidades para evitar que fique com aspecto abafado como um xampu ou amaciante. Moléculas de pesos diferentes vão formando uma composição como na música, com início, meio e fim, criando harmonia.

Assim como na moda, os contrastes são fundamentais. O princípio taoísta do yin-yang explica: no estado puro, nada existe; a contraposição valoriza a força de dois polos. Desta forma, não surpreende que o acorde clássico fougère seja tão popular: enquanto a lavanda traz um frescor leve e gelado, a cumarina dá substância e calor. Ou no caso do acorde clássico chipre: a combinação de bergamota e rosa (ou outra flor) refresca e ilumina a composição, ao passo que a combinação de labdanum e madeiras amargas propicia consistência e sofisticação.

Criações mais ousadas são sempre mais interessantes – uma nota de coco num acorde polvoroso ou uma nota de abacaxi num acorde oriental podem surtir resultados surpreendentes. Mas para isso é preciso ter coragem e não se basear em focus groups. Revisitar ingredientes do passado também é uma boa pedida. E, finalmente, um perfume interessante precisa ter “ranhuras” – uma composição muito limpa, ou muito redonda, não convence. Na perfumaria, não existe Photoshop.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s