Qual o perfume mais sedutor?

10690112_389256801237925_1352436800170758827_nAquele que faria com que todos se curvassem à sua frente como no best-seller “O Perfume” de Patrick Süskind? Obviamente tal fórmula é um mito e o Santo Graal da perfumaria existe apenas para deixar o assunto ainda mais interessante.

O início da noção de que poderia haver um perfume que conquistasse a todos veio da associação com os feromônios que existem no mundo animal com a finalidade de atrair (sexualmente), agregar ou alertar. O fato é que nunca foi comprovado o mesmo efeito em seres humanos e, portanto, qualquer fabricante ou marca que se proponha a tanto está praticando falsidade ideológica.

O outro ponto é que, não existindo tal elemento universal de atração humana, o aroma de uma fragrância recai sobre os diversos gostos pessoais. Talvez possamos agrupar os gostos em uma dezena de categorias genéricas, mas não menos do que isso. E quanto mais apurado seja o olfato de uma pessoa, mais exigente ela será (um tiquinho de gengibre ali, e pronto, já estragou).

Por outro lado, alguns estudos mostram que o componente do jasmim – o hedione – que produz o seu característico odor brilhante e fresco (ou seja, descontando a parte narcótica e orgânica da flor) está próximo da unanimidade. Homens e mulheres são atraídos pelo aroma que foi sintetizado e usado pela primeira vez em Eau Sauvage. De toda forma, não dá para usar hedione em tudo. A perfumaria perderia a graça.

No final das contas, o perfume que mais conquista é aquele que gera autoconfiança e, consequentemente, atração. E para isso o perfume deve estar muito bem alinhado com o estilo e a personalidade de quem o usa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s