Aspectos Olfativos

TabelaNotasOlfativasHoje em dia, com a ajuda de sites como Fragrantica, é rápido e fácil consultar as notas olfativas de um perfume. A base de dados desses sites às vezes é mais completa que a dos próprios fabricantes. Contudo, ir atrás da lista de notas pode comprometer nosso capacidade crítica, assim como o GPS tirou muito da nossa habilidade de bom senso ao dirigir. O ideal é sempre exaurir a nossa própria compreensão de uma fragrância antes de buscar dados. De todo modo, a lista de notas é sempre subjetiva – ela depende do que a grife quer comunicar, além da diferente percepção de pessoa para pessoa. A tabela ao lado sumariza as notas olfativas mais comuns e as organiza em termos de intensidade e massa. Intensidade tem a ver com a potência do aroma, enquanto massa tem a ver com volatilidade (quando menor a massa, mais volátil). Cada coluna é organizada pelo aspecto principal da nota (cítrico, polvoroso, etc) para facilitar uma estrutura mental de cada odor. Obviamente nada é matemático e preciso, afinal a perfumaria não é uma ciência exata, mas ajuda bastante. Para expandir a tabela, clique na imagem.

10690342_446829338814004_7230944082049671543_nAtuais | Assim como as roupas, os perfumes também estão sujeitos a tendências. Nos anos 80 eles eram escandalosos e nos 90 puritanos. Nos últimos anos, contudo, o consumidor passou a ter apreço pelo lúdico. Existem, no entanto, sinais de que a próxima tendência será de mais opulência como mostra o aparecimento do oud no mercado de massa. No momento, estas são as notas mais descoladas: PATCHOULI (o odor terroso que remete a cacau e eucalipto nos chipres modernos); PIMENTA ROSA (o odor que evoca rosa e frutas vermelhas em Chance, Eau des Merveilles e Allure Blanche); AMÊNDOAS (o odor doce e farináceo em Hypnotic Poison, L’Homme Idéal e Mon Précieux Nectar); CAXEMIRA (o odor amadeirado e sedoso em Burberry Body, Cashmere Mist e Encre Noire); FRUTAS VERMELHAS (o odor doce e licoroso em Insolence, Gucci EDP II e La Petite Robe Noire); ORQUÍDEA (o odor floral atalcado e levemente doce em Euphoria, Flowerbomb e Black Orchid); AÇAFRÃO (o odor de couro limpo e macio em Ange ou Démon, Spicebomb e 1 Million); GARDÊNIA (o odor floral luminoso e inebriante em Narciso, Marc Jacobs e Vera Wang); e CARAMELO (o odor denso, cremoso e amanteigado em Angel, Candy e Lolita Lempicka). 

11130129_445331908963747_113271101344487811_nControversas | Ou você as ama ou as odeia. Perfumistas tendem a evitá-las e a focar nas mais aceitas pelo público. Casas de nicho, por outro lado, se beneficiam da baixa escala de produção para arriscar. Uma grande desvantagem de perfumes com notas controversas é que suas reputações podem desestimular potenciais admiradores, pois a maioria dos consumidores não sabe do que realmente gosta. É claro que tudo é uma questão de momento – um dia o musgo de carvalho e sua atmosfera de floresta úmida foi “pop” e três décadas atrás era inconcebível sair à rua exalando caramelo. Atualmente estas são as notas que mais dividem opiniões: GÁLBANO (o odor vegetal seco e amargo em Cristalle, Safari e Must); CÂNFORA (o odor de naftalina da tuberosa, eucalipto ou patchouli em Aromatics Elixir, Body Kouros e Perles); BÉTULA (o odor de curto-circuito em Eau du Fier e Cuir de Russie); FOLHA DE VIOLETA (o odor amargo e ozônico em Fahrenheit, Hommage à l’Homme e Narciso for Men); CIVET (o odor fétido em Bal à Versailles, Tabu e Joy); MIMOSA (o odor plástico de mel e pólen em Eden, Amarige e Poême); ABACAXI (o odor doce e suculento em Laguna, Nirmala e Calyx); SAL (o odor marinho ou suado em Épice Marine e Lovely); e NOTAS LACTÔNICAS (o odor de leite, figo e coco em Womanity, Le Feu d’Issey e Marc Jacobs for Men). 

11133749_446436845519920_6483911896028011053_nExóticas | Elas estão em poucos perfumes, mas quando aparecem costumam agregar um toque especial, único e intrigante. Dificilmente uma fragrância com notas exóticas em primeiro plano será considerada comum. Vale a pena prová-las para tirar suas próprias conclusões. Alguns exemplos de notas exóticas: FOLHA DE TOMATE (o odor herbáceo e levemente salgado em Eau de Campagne, DKNY Women e LacosteEssential); MADRESSILVA (o odor que remete a jasmim com aspecto melífluo e frutado em Beyond Paradise, Diorella e Sicily); ARROZ (o odor doce e “fofo” de pão de ló em Kenzo Amour e Love Chloé); TAMARINDO (o odor agridoce e picante em Lalique White, Valentivo V pour Homme e John Varvatos); PAPIRUS (o odor seco e levemente amadeirado que remete a papel em Fancy Nights, Bvlgari pour Homme Soir e Timbuktu); CANNABIS (o odor herbáceo de maconha em Florabotanica, Azzaro Club Men e Black Afgano); IMMORTELLE (o odor de amêndoas tostadas em Jeux de Peau, Sables e 1740); TRUFA (o odor terroso, denso e amargo em Tom Ford for Men Extreme e Valentina); e OSMANTHUS (o odor que remete a chá e damasco em Narciso Rodriguez for Her, Flora by Gucci e Éclat d’Arpège). 

11053339_448417751988496_4386803729471344043_nFantasia | Listar as notas olfativas de uma fragrância é um exercício subjetivo, pois um mesmo aroma pode ser compreendido de diversas formas. Cientes disso, ao lançar um novo perfume, grifes costumam listar as notas que melhor funcionem dentro de seu storytelling ou que minimizem semelhanças com a concorrência. Mas há também um motivo mais nobre: quanto mais tangível for a descrição, mais fácil será o entendimento do consumidor. Listo aqui algumas dessas notas: LICHIA (o odor fresco e suculento de rosa em Chloé, Idylle e Coco Mademoiselle); INCENSO (o odor picante e quente de pimenta em Nu, Opium e Loewe 7); MELÃO (o odor aquoso e fresco de brisa marinha em Escape, Cool Water, Kenzo pour Homme); AMÊNDOAS (o odor doce e polvoroso de heliotrópio em L’Heure Bleue, Hypnotic Poison e Joop Homme); MEL (o odor intenso e encorpado de tabaco em A*Men Pure Havane, Animale Animale e Boss Number One); FRUTAS SECAS (o odor farináceo e frutado de mirra em Roma, Michael Kors for Men e Prada Amber Intense); CACAU (o odor denso e achocolatado de patchouli em Black XS, L’Instant pour Homme e Dior Homme); DAMASCO (o odor fresco e suculento de osmanthus em Ultraviolet, Flora by Gucci e Lily Essence); e CAMURÇA (o odor amargo e aveludado de açafrão em Kelly Calèche, Velvet Orchid e 1 Million). 

11149329_449478878549050_7969542744576213557_nFétidas | Algumas essências naturais produzem isoladamente um odor fétido e desagradável. Contudo, quando combinados a outros componentes ou usados em doses mínimas, podem formar um acorde interessante que faça toda a diferença no perfume. O odor intenso e orgânico passa então para o segundo plano da composição, dando-lhe mais vida e naturalidade. Adicionalmente, estudos apontam para uma atração inconsciente por odores que invoquem reprodução e sobrevivência (secreções e excreções). Além das notas animálicas mais óbvias como almíscar, civet e castoreum, estas se destacam: MEL (o odor de ácido fenilacético que remete a urina de gato em Kouros); JASMIM (o odor narcótico e fecal de indol em Jasmal); ALGAS MARINHAS (o odor salgado e terpênico em Sécrétions Magnifiques); COMINHO (o odor picante de suor humano em Femme de Rochas); CASSIS (o odor ácido e amoníaco que remete a urina de gato em Armani Sì); VETIVER (o odor sujo, rançoso e animálico em Onda); BÉTULA (o odor de pele queimada em Eau du Fier); MUSGO DE CARVALHO (o odor ácido e amoníaco que remete a urina de gato em Aromatics Elixir); e ACÁCIA (o odor melífluo e fecal em Une Fleur de Cassie).

Gourmands | Da mesma forma que a nova geração é aversa a perfumes com odor “sujinho”, duas décadas atrás era inconcebível exalar um aroma de confeitaria. Os chamados gourmands sofreram resistência nos primeiros anos, mas acabaram caindo no gosto de consumidores ao redor do mundo. Os brasileiros também se encantaram com a ideia e casas de fragrâncias locais passaram a adotar a tendência. Não há limite para a criatividade – de uma simples bala até um cheesecake, tudo é possível. Eis algumas sugestões para os não-diabéticos: ALGODÃO DOCE (o aroma polvoroso e caramelizado em Egeo Dolce); MACARON (o aroma farináceo de suspiro e amêndoas em La Petite Robe Noire); PANNA COTTA (o aroma cremoso de pudim de leite com café em Ferragamo Signorina); PIPOCA DOCE (o aroma caramelizado e amanteigado de milho no Miss Dior Chérie original); TOFFEE (o aroma encorpado e cremoso de doce de leite em Jimmy Choo); SUSPIRO (o aroma farináceo e açucarado em Angel Eau Sucrée); TORRONE (o aroma polvoroso de amêndoas e açúcar em Mon Jasmin Noir); MARRON GLACÉ (o aroma de castanha e melado em Nuit de Noël); CRÈME BRÛLÉE (o aroma cremoso de baunilha e açúcar queimado em Gold Sugar); e MARSHMALLOW (o aroma polvoroso de baunilha com milho em Dolce & Gabbana pour Femme). 

11150984_447654935398111_3781509965891479030_nOpulentas | Elas estão por toda a parte nos perfumes de nicho e muitos dizem serem a próxima moda. Especialistas dizem que o ideal de luxo e preciosidade se perdeu e o perfume virou presente de amigo secreto. O mercado de nicho, como o próprio nome diz, aproveita a lacuna deixada e aposta em ingredientes que remetem a luxo: OUD (o odor denso, medicinal e narcótico em Black Aoud, Noir de Noir e Wonderoud); TUBEROSA (o odor floral canforado e levemente animálico em Carnal Flower, Beyond Love e Fire Island); MIRRA (o odor quente e fofo que evoca frutas secas em Myrrhe Ardente, Bois d’Argent e Avignon); BEBIDAS (o odor licoroso de rum, uísque ou conhaque em Idole, Ambre Russe e Straight to Heaven); ORRIS (o odor polvoroso e ligeiramente terroso de íris em 31 Cambon, Iris Silver Mist e Green Irish Tweed) ; ÂMBAR GRIS (o odor quente, macio, marinho e levemente fecal em Ô Hira, Fars e Tubéreuse Indiana); OLÍBANO (o odor de incenso picante e canforado em Jubilation, Akkad e Black Tourmaline); FAVO DE MEL (o odor melífluo, ceroso e animálico em Chypre Rouge, Cuirelle e Sova); e NOTAS ANIMÁLICAS (o odor fétido e orgânico em Muscs Koublaï Khan, Diaghilev e Montecristo).

21130_446011742229097_7184254305178118801_nPopulares | Quer compor um perfume que agrade o maior número de pessoas e vire um best-seller? Aposte nos ingredientes menos controversos. Quer dar de presente um perfume sem medo de errar? Escolha aquele em que predominar aromas “fáceis” ou inofensivos. Se por um lado notas populares são mais seguras, por outro o risco é sempre de cair no medíocre. Dificilmente uma fragrância se destacará se o resultado final for um aroma comum, mas há casos de composições onde a originalidade e inovação estão na construção e desempenho do perfume. Estas são as notas queridinhas do público: BERGAMOTA (o odor cítrico e levemente picante nas colônias e chipres); LAVANDA (o odor gelado e amendoado nos fougères); ÍRIS (o odor de banho tomado em No. 19, Infusion d’Iris e Après l’Ondée); ROSA (o odor floral que remete a chá e lichia em Paris, Chloé e Déclaration d’un Soir); CEDRO (o odor seco e esfarelado como lápis em Light Blue, Acqua di Gioia e Versense); SÂNDALO (o odor lactônico e cremoso em Dune, Présence d’une Femme e Santos); ÂMBAR (o odor quente, denso e doce em Alien, Prada Amber e The One); MUSK (o odor macio como pele de bebê em 212, Narciso e CK Be); e COURO (o odor amadeirado, sofisticado e confortável em Fan di Fendi, Bel Ami e Midnight in Paris). 

top9atalcadasPolvorosas | Muita confusão se dá nesse tipo de nota, pois o efeito powdery tem diversas facetas. Existe a faceta floral da maquiagem e do talco, a farinácea das resinas e amêndoas, e também a aveludada de aldeídos e musks sintéticos. No entanto, o adjetivo que engloba todos esses é powdery ou polvoroso em português. O aspecto polvoroso vai desde a sensação de conforto e acolhimento ao romantismo e feminilidade. Estes exemplos facilitam a compreensão: HELIOTRÓPIO (o odor doce e amendoado em L’Heure Bleue, Kenzo Amour e Lolita Lempicka); MUSK (o odor macio como pele de bebê em Mugler Cologne, Light Blue e CK Be); LILÁS (o odor floral delicado e limpo em Éclat d’Arpège, Pleasures e Love Chloé); BAUNILHA (o odor doce de bolo em Shalimar, Hypnotic Poison e Dior Homme Intense); ROSA (o odor que remete a batom em Paris, Trésor e Nahéma); FAVA TONKA (o odor amendoado e levemente especiado em Tonka Impériale, Midnight in Paris e L’Homme Idéal); ÍRIS (o odor fresco, seco e floral em Chanel No. 19, Infusion d’Iris e Dior Homme); MIRRA (o odor doce e “fofo” em Opium, Roma e Prada pour Homme); e VIOLETA (o odor fresco, seco e floral em Après l’Ondée, Daisy e He Wood Rocky Mountain).

11164800_448975458599392_4256355140366112851_nRefrescantes | Para cada ocasião, um perfume. Épocas de altas temperaturas e ambientes quentes requerem fragrâncias frescas e revigorantes. Mesmo em perfumes como os orientais, matérias-primas mais leves são utilizadas como notas de cabeça ou saída para trazer complexidade à composição e evitar um aspecto abafado. Cito aqui exemplos em que notas refrescantes aparecem como protagonistas: CÍTRICAS (o odor ácido e levemente doce em 4711, Happy e Eau Sauvage); AQUÁTICAS (o odor translúcido e ozônico que remete a brisa marinha ou psicina em L’Eau d’Issey, Cool Water e Acqua di Gio); VERBENA (o odor herbáceo e cítrico em A Scent e Acqua di Parma Colonia); NÉROLI (o odor cítrico e amargo em Mugler Cologne, No. 5 Eau Première e Fleur du Mâle); ANIS (o odor agridoce e canforado em Après l’Ondée, Kenzo Air e L’Instant pour Homme); GERÂNIO (o odor rosáceo e mentolado em Egoïste Platinum e Rive Gauche); FOLHA DE FIGO (o odor verde e amargo em Un Jardin en Méditerranée, Dune pour Homme e John Varvatos); CHÁ (o odor herbáceo e energético em Tommy Girl, Eau Parfumée au Thé Vert e Gucci pour Homme II); e MENTA (o odor adstringente e gelado em Roadster, A*Men Pure Energy e Guerlain Homme). 

1618701_447261542104117_8264268619516347887_nRetrô | Inevitavelmente alguns aromas ficaram perdidos no tempo. As razões são distintas. Talvez foram explorados à exaustão em outra época, cansando os consumidores. Ou simplesmente foram capturados na malha das restrições sanitárias que buscam minimizar dermatites de contato. Ou apenas não combinam mais com o momento em que vivemos – notas menos sérias e mais casuais são a bola da vez. Estes são bons representantes das notas old school: ALDEÍDOS (o odor limpo e metálico de tinturaria em No. 5, Calandre e Arpège); CRAVO (o odor floral picante em Opium, Bellodgia e L’Air du Temps); CASTOREUM (o odor oleoso de couro cabeludo em Bandit, Antaeus e Équipage); YLANG-YLANG (o odor floral narcótico com traços de banana em Ysatis, Samsara e Diva); AMEIXA (o odor frutado suculento e exuberante em Poison, Rochas Femme e Loulou); MUSGO DE CARVALHO (o odor amadeirado amargo e escuro em Dioressence, Calèche e Kouros); CALÊNDULA (o odor floral herbáceo, terroso e melífluo em Safari, Parfum de Peau e Ivoire); COENTRO (o odor picante que remete a suor animálico em Paloma Picasso, Jolie Madame e Jazz); e AGULHAS DE PINHO (o odor amadeirado verde e canforado em Polo, Yatagan e Paco Rabanne pour Homme). 

11150380_447987758698162_3813583712241614509_nSintéticas | Perfumes podem ser feitos de ingredientes sintéticos e ainda assim terem um resultado natural, como também podem ser criados propositalmente para exalarem um odor não encontrado na natureza. O uso de sintéticos começou há mais de um século com Jicky e sua vanilina, depois com No. 5 e seus aldeídos, e nos anos 90 com L’Eau d’Issey e seu calone e Angel e seu etil maltol. Novas moléculas são criadas a todo tempo para ampliar a paleta do perfumista, e a percepção do que é natural e sintético inevitavelmente acaba mudando com o tempo. Estes são alguns exemplos de notas que produzem aspecto artificial: BORRACHA (o odor queimado de piche em Bvlgari Black); TERRA (o odor úmido, amargo e rançoso em De Profundis); AREIA (o odor seco, translúcido e polvoroso em Dune); TINTA (o odor escuro, denso e adstringente em Comme des Garçons 2); VINIL (o odor químico e plástico em Gucci Rush); AMBROXAN (o odor de pele macia que remete a âmbar gris em Luna Rossa); ISO E SUPER (o odor seco e macio de cedro com musk em Terre); NOTAS METÁLICAS (o odor limpo e gelado em Allure Homme Sport); e NOTAS POLVOROSAS (o odor que remete a talco e maquiagem em Kenzo Flower).

Próximo: Perfis Olfativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s