Lançamentos Nacionais

Destaques dos últimos anos (não inclui perfumaria de nicho nacional):

Carioca1. Carioca (Phebo, 2015). A mais nova fragrância de Phebo é, na verdade, o primeiro eau de toilette da antiga casa. Carioca foi concebido em comemoração aos 145 anos da marca brasileira fundada no Rio de Janeiro. Trata-se de um aromático com nuances florestais e oceânicas, mesclando notas cítricas, amadeiradas, ozônicas e florais. Preço inacreditável para o valor oferecido: R$67 em seu ano de lançamento.

Elysée2. Elysée (O Boticário, 2015). Originalmente lançado em 1997, Elysée é um eau de parfum nacional com preço diferenciado. Com anúncio, frasco e composição que remetem diretamente a Elie Saab Le Parfum, trata-se de um chipre moderno. Partindo de um topo frutado e picante de limão siciliano, mandarina, maçã verde, framboesa, morango e canela, Elysée abraça um enorme buquê de íris, rosa, peônia, ylang-ylang e flores brancas. A base fica a cargo de um acorde encorpado e sensual de patchouli, sândalo, cedro, fava tonka, benjoim, âmbar, baunilha e musk.

Men3. MEN (O Boticário, 2015). MEN é um genérico fougère aquático com um topo de cítricos e especiarias, um centro de lavanda, gerânio, rosa e violeta, e uma base de musgo de carvalho, sândalo, couro, fava tonka e musk. Em 2016, O Boticário lançou o flanker MEN Only, um amadeirado aromático que acrescenta um contraste entre quente (âmbar) e gelado (menta), além de trocar a nota de lavanda por pêssego. Ambos totalmente dispensáveis.

estaflor4. Esta Flor (Natura, 2015). O trio de florais frutados Rosa, Íris e Flor de Larajaneira tem em comum o aspecto “xampunáceo” e uma base genérica de madeiras, resinas e musk. O primeiro faz uso de notas de cítricos, artemísia, lichia, rosa, violeta e peônia; o segundo, mais atalcado, incorpora notas de cítricos, petitgrain, kiwi, framboesa, pimenta rosa, néroli, muguê, íris e hibisco; o terceiro consiste de cítricos, flor de laranjeira e madeiras nobres. Todos bastante sintéticos e com desempenho limitado na pele, tanto em projeção como em longevidade.

Lúmis5. Lúmis (Eudora, 2015). Inspirado no champagne rosé, Lúmis é um floral aldeídico construído em tornos de notas florais (gardênia, rosa, jasmim), pêssego e diversos sintéticos para criar a fantasia da bebida alcoólica borbulhante. O resultado é um aroma quase funcional, bem próximo de um sabonete. Lúmis é brilhante e limpo como seu próprio nome indica, porém completamente genérico. Exagera quem o compara a J’Adore ou 212 Vip Rosé.

SavanaStyle6. Savana Style Pleasures (Mahogany, 2015). Savana Style é mais um perfume doce e polvoroso bem ao estilo de La Vie Est Belle de Lancôme, trazendo como destaque notas encorpadas e quentes de patchouli, âmbar, baunilha e chocolate ao leite. Para enriquecer a fragrância, a composição leva também um topo de cítricos, um centro floral (flor de laranjeira, íris e jasmim) e uma base de musk. Infelizmente, Savana Style Pleasures peca pela baixa projeção e curta longevidade na pele.

h7. H (Chlorophylla, 2015). A mais nova fragrância de Chlorophylla é um aromático aquático feito para homens dinâmicos. Segundo o site da marca, “a combinação de notas de limão siciliano e ozônicas trazem a sensação fresca da brisa. O toque amadeirado do sândalo e musk, nas notas de fundo, reforçam a sensação de satisfação dos homens que usam H.”

biografiainspire8. Biografia Inspire (Natura, 2016). Esta nova edição de Biografia (linha da Natura que começou nos anos 90 e que conta com diversos flankers, alguns na ativa e outros descontinuados) é um floral que abre com notas cítricas e de lichia. Na evolução, um buquê cintilante de magnólia desabrocha, anunciando uma base amadeirada de cedro, sândalo, âmbar e musk.

forumnight9. Forum Night (Forum, 2016). O novo par de fragrâncias de Forum consiste de um amadeirado aromático para homens e um floral musky para mulheres. O primeiro abre com anis, violeta e eucalipto, seguindo com vetiver, cedro e patchouli, para finalizar com heliotrópio, âmbar e musk. O segundo abre com limão e tagetes, seguindo com violeta, jasmim e vetiver, para finalizar com cedro, âmbar e musk.

malbec-novo-perfume-masculino-amadeirado-2941010. Malbec Sport (O Boticário, 2016). Depois de uma grande variedade de flankers, O Boticário finalmente lança a versão esportiva de seu maior best-seller. Mas Malbec Sport não é um perfume cítrico e sim brinca com o contraste entre quente e gelado. Abrindo com cardamomo e noz moscada, a composição parte para um coração de gerânio, lavanda e carvalho. A secagem fica a cargo de um acorde base de sândalo, patchouli, couro, âmbar e musk.

floratta-buque-de-flores-perfume-feminino-2875511. Floratta Buquê de Flores (O Boticário, 2016). O novo componente da linha Floratta de O Boticário é um inusitado oriental floral de nuances especiadas e amadeiradas. A partir de um acorde de cítricos, cardamomo, folhas verdes e jacinto, Floratta Buquê de Flores ganha um corpo de flor de laranjeira, jasmim e rosa. No dry-down, seu fundo de cedro, musgo de carvalho, âmbar, fava tonka e musk fica mais evidente.

mylily12. My Lily (O Boticário, 2016). Oferecido na concentração eau de parfum e com um borrifador do tipo pera, My Lily é um floral verde construído em torno do narciso. Segundo o site da marca, trata-se “de uma flor marcante para a mulher que, em feminilidade e frescor, exala sua elegância única.” O perfume incorpora um topo de bergamota, mandarina, damasco e folha de violeta, um centro de magnólia, narciso, muguê e rosa, e um fundo de cedro, sândalo, cashmeran e musk.

homemessence13. Homem Essence (Natura, 2016). Homem Essence é um aromático especiado com nuances cítricas e ambaradas. O perfume tem uma saída efervescente de bergamota, toranja, limão siciliano e gengibre. Mais à frente, a composição evolui para um centro picante de cardamomo, pimenta preta, canela, coentro e violeta. Tudo isso é “amarrado” por um fundo semioriental de patchouli, gaiaco, cedro e âmbar, além dos sintéticos cashmeran e Iso E Super.

flordoluar14. Flor do Luar (Natura, 2016). Seguindo o gênero floral, Flor do Luar é mais um integrante da linha Ekos de Natura. O perfume abre com limão siciliano, tangerina e notas verdes, anunciando um centro de notas de óleo, pataqueira e priprioca. A base é formada por bálsamo de copaíba. O resultado é um perfume feminino quente e um tanto oleoso.

urbanballet 15. Urban Ballet (O Boticário, 2016). O Boticário lançada, dentro da linha Make B., este floral amadeirado musky de nuances polvorosas e gourmands. Depois de uma inusitada saída de pêssego e cardamomo, Urban Ballet faz emergir um coração atalcado de tulipa, rosa e lírio-do-vale. Na secagem, fica mais nítida a nota de caramelo, que é balanceada com vetiver e almíscar sintético.

coffeeparadiso16. Coffee Paradiso (O Boticário, 2016). Esse par de orientais vanilla é mais um tributo ao café, um ingrediente tão comum para o brasileiro. A “pegada” aqui não é algo fresco e sim quente. Na versão feminina, Coffee Woman Paradiso, notas de açúcar, âmbar e cashmeran dão doçura e suavidade à composição. Na versão masculina, Coffee Man Paradiso, uma nota de cardamomo traz uma impressão sensual, enquanto uma nota de chocolate com âmbar o deixa ainda mais envolvente.

homemespeciarias17. Homem Especiarias (Natura, 2016). Homem Especiarias é um amadeirado especiado de nuances cítricas e verdes. A partir de um topo de bergamota, toranja, limão siciliano, tangerina e ruibarbo, o perfume assume um centro de gerânio, que é acompanhado de um buquê de especiarias (gengibre, coentro, noz moscada, pimenta branca e preta). A base fica a cargo de um acorde de elemi, benjoim, cedro, patchouli, vetiver e musk.

bitterflower18. Bitter Flower (Mahogany, 2016). Este é um floral amadeirado musky de nuances cítricas e ambaradas. Bitter Flower abre frutado com notas de bergamota, laranja e framboesa, anunciando um coração de gardênia, jasmim e flor de laranjeira. No dry-down, é a vez de um acorde de base de patchouli, âmbar, veludo, madeiras nobres, baunilha e musk.

preludesblanche 19. Prélude S. Blanche (Eudora, 2016). Seguindo o gênero floral frutado gourmand, Prélude S. Blanche traz uma saída frutada e picante de pera e pimenta. O fundo de caramelo e chocolate branco parece querer subir imediatamente, deixando como meras coadjuvantes as flores de peônia e lírio-do-vale. Prélude S. Blanche conta ainda com notas de base de mel, madeiras brancas e musk.

vet31220. Vet 312 (L’Acqua di Fiori, 2016). O vetiver parece estar realmente ressurgindo na perfumaria nacional. Pois a L’Acqua di Fiori faz uma homenagem a esse capim de luxo com um perfume amadeirado aromático. Vet 312 abre com um acorde efervescente de cítricos e evolui para um centro floral, antes de fazer emergir sua base de vetiver marcante.

lafleur21. La Fleur (Mahogany, 2016). Este é um floral frutado construído em torno da rainha das flores. La Fleur abre com um acorde frutado de cítricos, pera e framboesa, temperado com especiarias. Na evolução, a rosa emerge acompanhada de peônia, lírio-do-vale e magnólia. A secagem fica por conta de um fundo de cedro, sândalo, patchouli, baunilha e musk.

humordaminhavida22. Humor da Minha Vida (Natura, 2017). Humor da Minha Vida é um novo membro da coleção Humor de Natura. O site da marca o descreve como “uma maçã do amor caramelizada e crocante com pitadas borbulhantes de cítricos e especiarias frias que trazem o lado inusitado desta fragrância com fundo sensual de âmbar e vanila.” Mais um floral frutado gourmand bem em linha com a tendência atual.

flordamanha23. Flor da Manhã (Natura, 2017). Mais um integrante da linha Ekos, Flor da Manhã é um floral oriental de traços cítricos e frutados. Com uma saída de laranja, mandarina, limão, toranja, notas verdes, maça e gengibre, Flor da Manhã caminha para um coração floral de jasmim, violeta e lírio-do-vale acompanhados das plantas típicas brasileiras priprioca e pataqueira. A composição encerra com cedro, bálsamo de copaíba, âmbar, baunilha, cashmeran e musk.

kaiakaventurafeminino24. Kaiak Aventura Feminino (Natura, 2017). Oito anos depois do lançamento do par masculino, Natura se aventura em fazer um floral refrescante com nuances cítricas e musky. Kaiak Aventura Feminino abre com um acorde efervescente de bergamota e mandarina, anunciando um centro feminino e delicado de jasmim, rosa e peônia. A base fica a cargo de notas de sândalo e almíscar sintético. Para mulheres que gostam de um perfume suave de verão.

Insensatez25. Insensatez (O Boticário, 2017). Originalmente lançado nos anos 90, este saudoso perfume de O Boticário é um floral frutado com notas tropicais e efervescentes. Um acorde de tangerina, abacaxi e mamão interage com um acorde floral verde e aquoso (chá, folha de violeta, lírio-do-vale, rosa). Insensatez conta com uma base crispy de musgo de carvalho, madeiras secas e musk, conferindo total harmonia e conforto à composição. Unissex.

26. Bella Althea (Eudora, 2017). Segundo o site da marca, “Althea é a fonte da mulher protagonista de sua própria vida. Determinada, ela vence as batalhas do dia-dia vestindo sua feminilidade de força. Dessa vez, se inspirou na beleza e magnetismo das mulheres mais lindas e delicadas do mundo, atraindo paixões intensas e inesquecíveis. Um buquê de flores aveludadas envolvem sensualmente o corpo dessa criação. As notas adocicadas da baunilha e o magnetismo do Segredo de Eudora deixam um rastro apaixonante, que ninguém pode resistir.”

27. Make Me Fever Gold (Mahogany, 2017). Desta vez, Mahogany faz uma proposta para o público masculino. Make Me Fever Gold é um cítrico aromático que abre com um acorde efervescente de limão, lima e bergamota, antes de anunciar seu coração especiado de manjericão, tomilho e íris. Para concluir, a base fica por conta de notas de sustentação como vetiver, patchouli e musgo de carvalho.

28. Diva (Eudora, 2017). Diva de Eudora é um floral frutado gourmand que, segundo o site da marca, é “dedicado a mulheres poderosas e marcantes que vão em busca dos seus sonhos e se destacam e atraem os olhares por onde passam. Diva é a surpreendente e sofisticada combinação das notas olfativas de ameixa negra e pera anunciam sua chegada. O bouquet floral e a doçura envolvente do caramelo hipnotizam e te tornam única.”

29. Essencial Elixir (Natura, 2017). Classificado como um chipre floral, este perfume tem nuances frutadas e almiscaradas. A composição tem uma saída frutada de cítricos, pera e frésia que logo dá lugar a um centro romântico de rosa, violeta e lírio-do-vale. A base fica por conta de um acorde de patchouli e musk. O site da marca diz que o perfume é “ideal para mulheres modernas, seguras e confiantes”.

30. Essencial Masculino (Natura, 2017). O site da Natura diz que “essencial é ser você e deixar sua personalidade por onde passar”. Infelizmente a casa não revela a pirâmide olfativa do perfume, apenas mencionando que se trata de um eau de parfum amadeirado com notas frescas de cedro. “O perfume propicia uma sensação de frescor de bem-estar”.

31. On Men Red (Eudora, 2017). O site da marca diz que o perfume “convida a aproveitar as noites provocantes, os olhares sedutores e as paixões intensas como se não houvesse amanhã, afinal só se vive uma vez! Essa fragrância sedutora desperta sentimentos intensos.” É uma pena, no entanto, que o site não revela a pirâmide olfativa desta criação misteriosa.

32. Make B. Modern Asia (O Boticário, 2017). Classificado como um oriental floral, Make B. Modern Asia apresenta traços aromáticos e amadeirados. A partir de uma saída refrescante de limão, laranja e lima, o perfume evolui para um acorde central de flor de laranjeira. Para sustentar a composição, a fragrância conta com uma base de palma, cedro e incenso.

33. Terapia do Caviar (O Boticário, 2017). Dentro de uma linha completa de acessórios de beleza feminina, O Boticário não poderia deixar de lançar também uma fragrância. A composição cítrica aromática abre com mandarina, bergamota e folhas verdes, antes de adentrar um enorme buquê floral de jasmim, lírio branco, frésia, orquídea, ylang-yang e rosa. A base ficar a cargo de uma combinação de baunilha, âmbar, sândalo e musk.

34. Quasar Surf (O Boticário, 2017). Quasar Surf é um aromático especiado de traços cítricos e amadeirados. A fragrância abre com um acorde de cítricos, abacaxi, jasmim manga e cardamomo. Em seguida, a composição nos leva para um acorde de opostos – gerânio (frio) e pimenta (quente). Para concluir, o perfume revela uma base robusta de cedro, sândalo, musgo de carvalho e musk.

35. Glamour Love Me (O Boticário, 2017). Segundo o site da marca, “Glamour Love Me vai revelar essa sua essência com uma fragrância delicada e envolvente. Naturalmente sensual, Glamour Love Me é delicada e transmite conforto, além de trazer uma tendência mundial de fragrâncias segunda pele, conhecidas como nudes. Sua fragrância Floral Musk combina a delicadeza de pétalas de rosas com um fundo que traz a cremosidade da baunilha combinada com musk, revelando a sensualidade natural que há na pele de toda mulher.”

36. Essencial Feminino Exclusivo (Natura, 2007). Novamente, a casa não revela a pirâmide olfativa da composição, limitando-se a dizer que é uma fragrância floral envolvente e que traz toques de magnólia. O site também diz “só você tem sua história, só você tem suas memórias e só você tem seu perfume”.

37. Essencial Masculino Exclusivo (Natura, 2017). Assim como a versão original Essencial Masculino, a Natura não revela a pirâmide olfativa do perfume. Ela se limita a dizer “só você tem sua história, só você tem suas memórias e só você tem seu perfume”. Trata-se de uma fragrância amadeirada envolvente com toques de especiarias finas.

38. Elysée Nuit (O Boticário, 2017). Elysée Nuit é um floral frutado gourmand de nuances cítricas e amadeiradas. O perfume abre com flor de ameixa , cassis , frutas vermelhas e bergamota, anunciando um buquê de magnólia, rosa, frésia, lírio-do-vale e peônia. Tudo isso recebe uma nota de macarron. A base fica a cargo de vetiver, patchouli, sândalo e musk.

39. Egeo Bomb for Her (O Boticário, 2017). Bomb for Her é uma aposta arriscada de O Boticário já que brinca com um acorde de opostos – caramelo e sal. Além disso, a fragrância ganha uma nota de baunilha. O perfume é inspirado em uma sobremesa de dar água na boca.

40. Egeo Bomb for Him (O Boticário, 2017). Enquanto a versão feminina brinca com caramelo e sal, a versão feminina aposta na combinação de couro e sal. Segundo o site da marca, “o resultado é uma fragrância nada óbvia, que mistura o doce do caramelo com ingredientes inusitados e dá a sensação de que há algo diferente no ar”.

41. Um Abraço a Dois (L’Occitane, 2017). Feito especialmente para o público brasileiro, Um Abraço a Dois é um amadeirado especiado com traços cítricos. Segundo o site da marca, “no começo é um abraço tímido, meio sem jeito, curioso por conhecer, depois vem o abraço apaixonado, aquele do toque cheio de sensações”.

42. Jeans (Mahogany, 2017). Jeans é um floral frutado gourmand de traços amadeirados e balsâmicos. A partir de uma saída de mandarina e frutas silvestres, a fragrância evolui para um buquê de lírio-do-vale, gardênia, madressilva, ylang-ylang, cíclame e jasmim. Tudo isso é sustentado por uma base de madeiras nobres, âmbar, baunilha, caramelo e chocolate ao leite.

43. My Place (Mahogany, 2017). Seguindo o caminho floral frutado musk, My Place abre com notas de mandarina, pera, especiarias frias, framboesa e toranja. Na evolução, a fragrância revela um buquê de peônia, lírio-do-vale, rosa e magnólia. Tudo isso é sustentado por uma base de cedro, sândalo, patchouli, âmbar, baunilha e musk.

44. Frescor de Moça (Natura, 2017). Segundo o site da marca, este floral frutado “vem para ressaltar toda a delicadeza do lado feminino”. A fragrância é enriquecida com óleo essencial de copaíba, aproveitando assim a biodiversidade brasileira, além de despertar os sentidos.

45. Aflorá Flor de Amêndoas (Mahogany, 2017). Infelizmente o site da Eudora não mostra a pirâmide olfativa da fragrância, deixando-nos apenas com os dizeres “Aflorá Flor de Amêndoas traz uma refrescante e agradável fragrância floral que deixa sua pele sofisticadamente perfumada”.

46. Impression (Eudora, 2017). Oferecido na concentração eau de parfum, Impression é um inusitado oriental amadeirado com nuances especiadas. Segundo a marca, “Impression foi criado para o homem talentoso, que sabe reconhecer os aprendizados da sua jornada e valoriza as pessoas que estão à sua volta”. As notas da composição são: madeiras nobres, âmbar, couro, pimenta branca e cardamomo.

47. Ninfa das Águas (L’Occitane, 2017). Com exclusividade para o mercado brasileiro, L’Occitane lança uma fragrância construída em torno da vitória-régia. O perfume é transparente, com uma saída de notas aquáticas, um corpo floral e um fundo ambarado cremoso (conforme o site da marca).

48. Zaad Mondo (O Boticário, 2017). Insistindo em flankers do eau de parfum Zaad, O Boticário aposta Zaad Mondo com uma ampla divulgação. Complexo, o perfume abre com um acorde de bergamota, absinto, cardamomo, zimbro, maçã verde, pimenta rosa, além de notas aquáticas. A composição evolui para um centro de maçã vermelha, violeta, gerânio, frésia, lavanda e sálvia. A base ficar a cargo de vetiver, patchouli, sândalo, cedro, gaiaco, fava tonka e musk.

49. MHY Style (Mahogany, 2017). MHY Style é um amadeirado especiado de nuances florais e balsâmicas. O perfume abre adstringente com notas de bergamota, lima, flor de laranjeira e canela. Na sequência, sentimos um acorde robusto lírio-do-vale, heliotrópio, patchouli e sândalo. Para finalizar, MHY Style apresenta uma base de baunilha, mel, fava tonka e musk.

50. MHY Very Black (Mahogany, 2017). Classificado como amadeirado aquático, MHY Very Black abre com bergamota, cidra, pomelo e coentro, antes de adentar um coração de louro, cardamomo, gálbano e notas ozônicas. Por fim, a composição “fecha” com patchouli, gaiaco, cashmeran, musgo de carvalho e âmbar gris.

(página a ser atualizada)

Veja também: Nacionais e Nacionais Descontinuados