O Que É Nicho?

Nicho é o segmento da perfumaria geralmente composto por pequenas casas de fragrâncias sob o nome de um perfumista que coordena e controla todo o processo, desde a criação até a distribuição. Dificilmente são encontrados em perfumarias.

O mercado brasileiro ainda pouco conhece a perfumaria de nicho e só quem viaja ao exterior tem acesso a ela através de lojas oficiais das grifes e grandes lojas de departamento (Barneys, Berdorf Goodman e Neiman Marcus). Em alguns casos, são vendidos apenas em seus respectivos sites (especialmente os mais artesanais).

Uma dica é a compra de decants (frações de perfumes) antes de ir atrás de frascos lacrados – um site brasileiro que eu uso e recomendo é o PerfumeShopping. Normalmente, você encontrará decants de 1 ml a 15 ml.

Aqui no site, estão divididos assim:

Serge Lutens (marca que merece página dedicada)

Semiluxuosos (Diptyque, Annick Goutal, Jo Malone…)

Luxuosos (Frédéric Malle, Ormonde Jayne, Different Company…)

Ultraluxuosos (Clive Christian, Roja Dove, Xerjoff…)

Históricos (Creed, Penhaligon’s, Acqua di Parma…)

Vanguardistas (L’Artisan, Maître Parfumeur et Gantier, Nicolaï…)

Conceituais (Bond No. 9, Heeley, Le Labo…)

Fashion (Costume National, Robert Piguet, Etro…)

Excêntricos (Comme des Garçons, Excentric Molecules, État Libre d’Orange)

Retrôs (Bois 1920, Mona di Orio, Neela Vermeire…)

Cults (Histoires de Parfums, Tauer, Parfumerie Générale…)

Grooming (Atkinsons, Czech & Speake, Taylor of Old Bond Street…)

Indies (Keiko Mecheri, Vero Profumo, Kerosene…)

Árabes (Amouage, M. Micallef, Montale…)

Veganos (Lush, La Via Del Profumo, Honoré des Prés…)

Descontinuados (variadas marcas)

e também Guerlain (Exclusivos) e Linhas Exclusivas de designers (que de certa forma também são nichos)