Flankers Oud

oudDesde 2012, há uma “invasão” de flankers oud, desde casas menores como Pino Silvestre até as poderosas como Dior. O ingrediente árabe tem odor inebriante e robusto, com nuances de mel, estábulo, remédio e cominho (por ser mais suave, o sintético comumente serve como substituto). Assim, perfumes com este tema terão sempre um aspecto marcante, podendo tender tanto ao sensual como elegante, tanto ao masculino como feminino. O oud é muitas vezes combinado a rosa, açafrão e tabaco para diminuir o seu impacto e deixá-lo mais agradável. Se a incursão do oud nos últimos anos deu uma sacudida no mercado ocidental, ela também foi uma estratégia das marcas americanas e europeias para ganhar ampliar sua fatia de mercado no Oriente. A tendência do oud pode também ser uma indicação da volta do luxo à perfumaria devido à sua opulência e exotismo.

(principais fragrâncias por ordem cronológica de lançamento)

1. M7 Oud Absolu (Yves Saint Laurent, 2002). Relançada em 2011 na La Collection YSL, a marca tem o mérito de ter sido a primeira a promover uma fragrância à base de oud em alta escala, mesmo tendo sido descontinuada logo em seguida. A nova versão de M7 é mais suave, ainda que exalando um oud evidente, que é realçado por notas de patchouli e mirra e suavizado por mandarina. Oud moderno.

EaudemoiselleOud2. Eaudemoiselle Bois de Oud (Givenchy, 2012). É curiosa a escolha de Givenchy por criar um flanker oud justamente de uma fragrância floral cítrica. O acorde de mandarina, flor de laranjeira e rosa é mantido, porém a base se expande para baunilha, olíbano, âmbar e oud. Na tentativa de manter sua personalidade, a nota de oud é suave e delicada, porém perceptível. Na evolução, a base intensamente resinosa e levemente doce acaba funcionando, ainda que descaracterize o perfume. Oud cítrico.

OudOriental3. Dupont Oud Oriental (St Dupont, 2012). Apesar de ser centrado na nota de oud, conhecidamente opulenta e narcótica, Dupont Oud Oriental é macio e confortável. Com um toque de rosa e um fundo de sândalo, o aspecto balsâmico se torna mais leve e cremoso, bem ao gosto do público ocidental. Oud aveludado.

LAutreOud4. L’Autre Oud (Lancôme, 2012). Em 2012 a Lancôme decidiu lançar uma coleção de luxo, apresentando primeiro L’Autre Oud, inspirada nos mistérios do Oriente. Para tanto, a casa criou um perfume com exatos 17 ingredientes, com uma saída picante de açafrão, cipreste, sálvia e labdanum. Uma enorme nota de rosa serve de centro, rodeada de gaiaco, vetiver, patchouli, musgo de carvalho e mirra. O resultado é doce e feminino, com predominância de rosa e açafrão. Oud femme fatale.

EssenceBois5. Eau de Cartier Essence de Bois (Cartier, 2012). A “essência da madeira” sugerida no nome é aqui conferida pela mistura de oud e patchouli. Preservando a combinação de bergamota, yuzu, folha de violeta, lavanda, patchouli, âmbar e musk que a tornou famosa, Eau de Cartier Essence de Bois apenas adiciona uma nota de oud na base. O resultado é bem fiel à versão tradicional, apenas com um fundo sofisticado de oud. Ou seja, perfeito para quem está começando a explorar o ingrediente árabe. Oud iniciante.

EssenceOud6. Essence Oud (Ferrari, 2012). A Ferrari escolheu sua cor oficial Rosso Maranello para revestir o frasco de sua mais inovadora fragrância. Ferrari Essence Oud inspira força, poder e ousadia. O centro da composição é um apaixonante acorde de oud, couro e rosa realçado por resinas (elemi e olíbano) e especiarias (cominho e açafrão). O resultado é um perfume potente, intrigante e carismático como uma Ferrari. Oud ostentação.

madlyoud7. Madly Oud (Kenzo, 2013). Para seu flanker oud, Kenzo escolheu uma de suas fragrâncias mais obscuras. Enquanto o Madly tradicional é um floral doce, polvoroso e esfumaçado, Madly Oud é praticamente uma geleia de rosas. O acorde original de heliotrópio, baunilha e incenso é mantido, porém, dominado por uma base de patchouli, âmbar, couro e oud. Por outro lado, Madly Oud preserva seu aspecto leve e macio, sem ser muito picante ou enjoativo. Oud menina-moça.

ValentinaOud8. Valentina Oud Assoluto (Valentino, 2013). O frasco que antes era rosa agora é completamente preto, deixando claro a que veio a fragrância. Enquanto Valentina Assoluto é um chipre moderno com aspecto terroso e frutado, a versão oud é construída em torno do acorde couro-açafrão-rosa-oud. A composição tem uma saída de cardamomo e flor de laranjeira, antes de fazer emergir sua personalidade floral defumada e balsâmica, com nuances de baunilha. Oud dominatrix.

TigerOud9. Tiger Oud (Roberto Cavalli, 2013). Feita especialmente para consumidores no Oriente Médio, Tiger Oud é uma fragrância unissex construída ao redor do acorde de oud e rosa. A nota de oud é aqui mais delicada e, juntamente à rosa, produz um efeito romântico e sensual. Apesar de ser Roberto Cavalli, não é um perfume fácil de se encontrar em lojas e requer um pouco de persistência e habilidade com o Google. Oud sensual.

OmbreOrientale10. Ombre Oriental (Jean-Charles Brosseau, 2013). Enquanto Ombre Rose é praticamente um sabonete em formato perfume, este flanker passa a nota de rosa para o papel de coadjuvante. Oud é a estrela da composição, com suas facetas picante, floral, terrosa, incensada e cremosa ressaltadas por notas de açafrão, rosa, patchouli, incenso e âmbar, respectivamente. Um topo frutado de laranja, framboesa, maçã e pimenta rosa atenua a saída medicinal do perfume. Oud rosa.

VersaceOud11. Versace pour Homme Oud Noir (Versace, 2013). Se você é fã do Versace Pour Homme, não se engane. A versão Oud Noir é um perfume completamente novo e distinto, formulado com oud no centro e especiarias e couro nos arredores. Ao contrário do tradicional, Versace Pour Homme Oud Noir é um perfume marcante, sério e elegante com traços de sensualidade e ousadia, impossível de passar despercebido na multidão. Oud macho alfa.

VersaceOudFemme12. Versace pour Femme Oud Oriental (Versace, 2014). Totalmente focada no Oriente Médio, esta é uma fragrância luxuosa de Versace, desde seu frasco dourado até o conteúdo de matérias-primas exclusivas. Inspirado na mulher de personalidade forte, o perfume toma como base o acorde couro-oud acentuado com notas de rosa, patchouli e açafrão. Violeta e heliotrópio aparecem para produzir um aspecto atalcado, enquanto a base de baunilha e sândalo traz cremosidade e sensualidade. Oud diva.

BentleyAbsolute13. Bentley for Men Absolute (Bentley, 2014). Um ano depois do lançamento de Bentley For Men, a luxuosa marca de carros oferece uma versão mais intensa e masculina, repleta de ingredientes robustos e picantes. Bentley For Men Absolute integra o mistério do oud à opulência do olíbano (o incenso árabe), além de exalar madeiras nobres (sândalo e cedro) e especiarias (pimenta rosa e gengibre). Oud classudo.

GucciOud14. Gucci Oud (Gucci, 2014). Este lançamento de Gucci abre com um aroma exótico de pera e framboesa sobre um pano de fundo ligeiramente animálico. Logo o acorde formado por notas de oud, rosa e açafrão domina a composição com uma aura escura, doce e atalcada. A base da fragrância fica por conta de um patchouli terroso e um âmbar polvoroso. Gucci Oud é um perfume unissex, romântico e misterioso. Oud frutado.

OneManShowOud15. One Man Show Oud Edition (Jacques Bogart, 2014). O clássico chipre amadeirado dos anos 80 recebe uma infusão de oud, sem modificar suas características principais. One Man Show Oud Edition abre amargo e picante com notas de bergamota, gálbano e tomilho, antes de adentrar um acorde central quente-gelado de oud, especiarias e gerânio. Para enfatizar suas facetas herbácea e amadeirada, o perfume revela notas de agulhas de pinho, patchouli e couro durante a secagem. Oud mentolado.

FanFendiAssoluto16. Fan di Fendi pour Homme Assoluto (Fendi, 2014). A Fendi tentou reunir nesta fragrância as qualidades que representam seu ideal de homem: charme, elegância e ousadia. Fan Di Fendi pour Homme Assoluto é simultaneamente feroz e gentil, impulsivo e sério. A composição tem como base um oud cercado das resinas opoponax e fava tonka. Sálvia, cardamomo e pimenta rosa dão o toque final de sensualidade ao perfume. Oud balada.

VarvatosOud17. John Varvatos Oud (John Varvatos, 2014). O acorde fresco de folha de figo, ameixa e tamarindo do original é deixado de lado, tornando a fragrância irreconhecível. John Varvatos Oud abre diretamente com um aroma picante e herbáceo de zimbro, cipreste, noz moscada e tabaco. Na evolução, açafrão, rosa e especiarias conferem uma aura sexy, antes da base de oud, couro e incenso tomar conta com seu aspecto intoxicante. Oud religioso.

OudMystere18. Oud Mystère (Rochas, 2014). Este flanker tem pouco ou nada a ver com o famoso clássico Mystère de Rochas. Oud Mystère é um oriental floral com saída de açafrão e coração de rosa, gardênia e especiarias quentes. Na evolução, o perfume mostra uma base densa de oud, patchouli e olíbano. Oud Mystère acaba resultando num perfume quente, limpo e suave, sem a opulência esperada do oud. Rochas parece ter se modernizado e deixado o histórico para trás. Oud executiva.

PinoSilvestreOud19. Oud Absolute (Pino Silvestre, 2014). Até o clássico infame Pino Silvestre ganhou seu flanker oud. A fragrância tenta manter seu DNA herbáceo e soapy, porém aqui resta apenas nuances de limão e gerânio. O foco está mesmo na nota de oud, que é agressiva e com aspecto sintético. Na evolução, a composição vai exalando um aroma de borracha queimada. Porém é provevelmente o oud mais barato do mercado (20 dólares por 125 ml). Oud sintético.

DesireBlack20. Desire Black (Dunhill, 2014). Enquanto Desire for a Man tem uma estrutura cítrico-rosa-patchouli-baunilha, este flanker incorpora notas de oud, açafrão, pimenta, couro, incenso e âmbar para criar um efeito mais potente com traços picantes e defumados. O resultado é um fougère oriental masculino e sofisticado, próprio para ser usado com traje de gala. Desire Black deixa para trás um rastro sexy e envolvente. Oud sexy.

AignerN1Oud21. Aigner N°1 Oud (Etienne Aigner, 2014). Esta marca tão desconhecida no Brasil decide lançar sua primeira fragrância à base de oud. Inspirado no Oriente Médio e incorporando luxo, qualidade e modernidade, Aigner N°1 Oud conta com um topo picante de canela, noz moscada e coentro, um centro floral de jasmim, rosa, cravo e violeta, e uma base de açafrão, couro, oud e cashmeran. Oud atalcado.

22. Intense Black (Lomani, 2014). Classificado como amadeirado aromático, este perfume de Lomani abre com um acorde fresco e efervescente de bergamota, limão siciliano e pimenta rosa. Em seguida, a composição evolui para um coração seco e picante de gálbano, noz moscada e cedro. Intense Black finaliza com um fundo de incenso, sândalo, oud (marcante) e musk. Oud contrastado.

23. Oud Noir (Ted Lapidus, 2014). Classificado como amadeirado especiado, este perfume apresenta também traços courinos e balsâmicos. O perfume abre com notas principais incenso e café, antes de evoluir para um coração com notas predominantes de ameixa e bombom. Na finalização, podem ser sentidas notas de sândalo, oud e couro. Oud leather.

BottledOud24. Boss Bottled Oud (Hugo Boss, 2015). Pegando carona no sucesso do Boss Bottled original, a versão oud é mais intensa e opulenta, com matéria-prima natural e concentração EDP. O acorde de maçã e canela é mantido, tornando-se ainda mais picante com cravo-da-índia, açafrão e canela. A grande diferença está na base oriental de oud, labdanum e sândalo, que toma conta da composição. Boss Bottled Oud pode assustar os desavisados por ser tão esfumaçado. Oud jovem.

AlienOud25. Alien Oud Majestueux (Thierry Mugler, 2015). Deixando o apelo gourmand de lado, Thierry Mugler não resiste e adota o oud, abraçando um estilo diametralmente oposto ao seu. Alien Oud Majestueux busca reunir o melhor do Oriente e Ocidente, oferecendo uma fragrância com oud natural, porém com sintéticos como cashmeran (presente no original). O aspecto feminino e majestoso de Alien torna-se agora mais opulento e intoxicante, conseguindo ressaltar o jasmim, em vez de abafá-lo. Oud rainha.

PoloOud26. Polo Supreme Oud (Ralph Lauren, 2015). Mantendo o padrão da série Polo, o frasco da versão Supreme Oud é preto, com tampa e rótulos em dourado. A fragrância abre picante com notas de pimenta rosa e canela, para depois revelar seu coração de oud. A base amadeirada é composta por vetiver e gaiaco. O resultado é um aroma entre o amadeirado e medicinal, equilibrado e seguro, bem no estilo Ralph Lauren. Oud playboy.

OudRose27. Oud & Rose (L’Occitane, 2015). A tradicional casa francesa não resiste à tendência do oud e lança sua proposta com toques florais e adocicados. Nada parecido com um perfume árabe, L’Occitane oferece um perfume mais ao estilo francês com notas de bergamota, peônia, rosa, cedro, patchouli, oud, baunilha e musk. O resultado é um oud limpo e doce, mais para um chipre moderno do que um oriental floral, como classifica a casa. Oud sensível.

28. Oud Black Vanille Absolute (Perry Ellis, 2015). Com uma saída inebriante de oud e rum, este perfume conquista os amantes de fragrâncias opulentas. Ainda que permaneça com um aspecto boozy durante toda sua evolução, no dry-down a composição se torna gourmand devido a uma boa dose de baunilha. Participação especial de um toque de tabaco. Oud encorpado.

AgarBlend29. Agar Blend (Davidoff, 2015). Depois de Leather Blend, é a vez do oud brilhar. Para criar uma fragrância que agradasse tanto o mundo árabe quanto o mundo ocidental, Davidoff escolheu ingredientes que trouxessem harmonia à composição. Assim, Agar Blend ameniza o aspecto medicinal do oud com notas de gaiaco e labdanum, além da adição de âmbar e benjoim para compor um fundo cremoso e boozy. Cravo, canela e pimenta preta dão um toque quente na medida certa. Oud harmonioso.

RedMuskOud30. Red Musk Oud (The Body Shop, 2015). Este flanker de Red Musk aproveita para pegar carona na tendência do oud. Mantendo a estratégia de deixar de lado as flores para priorizar especiarias (tabaco, pimenta preta, canela), Red Musk Oud traz um acorde base de patchouli, incenso, civet e, é claro, oud com muito musk. Trata-se, no entanto, de um oud ameno, próprio para o gosto ocidental. Oud musky.

31. Exclusive Oud (Zara, 2016). Este oriental amadeirado de traços especiados é uma opção bastante acessível para quem deseja conhecer o tema, ainda que bastante sintético. A partir de uma saída picante de açafrão e canela, a fragrância parte para um coração sólido de cedro e patchouli. A base sofisticada fica por conta de oud e couro. Oud acessível.

IntenseOud32. Intense Oud (Gucci, 2016). Seguindo a mesma estética do frasco do Gucci by Gucci masculino, Intense Oud tem pouco a ver com o chipre amadeirado. Trata-se de um oriental balsâmico e especiado focado no acorde oud-âmbar-incenso. Para enriquecer a composição, Intense Oud incorpora couro, elemi e madeiras nobres, funcionando praticamente como um bloco monolítico. Oud esfumaçado.

RoseOud33. Rose Oud (Yves Rocher, 2016). A talentosa perfumista Annick Ménardo se dedicou nesta fragrância a um dos acordes mais bem-sucedidos da perfumaria: rosa-oud. Acompanhando uma das maiores tendências de mercado, Rose Oud de Yves Rocher, além das notas principais, traz um toque sensual de cominho e injeta labdanum na base para dar corpo e substância. Romântico, envolvente e sofisticado – tudo no mesmo frasco. Oud versátil.

nd.3854834. Armani Eau de Nuit Oud (Armani, 2016). Dois anos depois de introduzir o delicioso Armani Eau de Nuit, Armani decide seguir a moda do oud e lançar um novo flanker. Mantendo grande parte da construção do original (bergamota, pimenta rosa, íris, cardamomo, fava tonka), Armani Eau de Nuit Oud introduz um acorde classicamente árabe de açafrão, rosa e oud, além de um toque de gerânio para suavizar a composição. Tem tudo para dar certo. Oud maduro.

suededoud35. Sueded Oud (Clean, 2016). Não resistindo à tendência do oud, a casa americana Clean traz este floral amadeirado musky com nota marcante de camurça. Como notas de cabeça, Sueded Oud apresenta um acorde de cipreste, pimentão, bétula e incenso. A fragrância evolui então para um centro de magnólia, cacto, abeto, camurça e oud. O perfume se torna mais cremoso e doce na secagem, graças a um fundo de patchouli, âmbar, chocolate ao leite e musk. Oud limpo.

Veja também: O Que É Flanker? e Outros Flankers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s