Perfis Olfativos

12_arquétipos_olfativos_neutroPara que você usa perfume? Convenhamos: perfume não é um artigo de higiene como um desodorante e tampouco uma forma de comunicar com os deuses ou de espantar doenças (como se acreditava no passado). Há basicamente 3 motivos pelos quais uma pessoa usa perfume: conforto, atenção e prazer. Alguns tipos de personalidade veem no perfume um acessório para bem-estar e, portanto, buscam fragrâncias cítricas, amadeiradas e aromáticas que remetem ao conforto, à vitalidade e à sustentação do ser. Outros consideram o perfume como uma maquiagem, ou seja, um acessório que realce sua beleza e atraia atenção, reconhecimento e amor. Para essas pessoas as fragrâncias florais e/ou frutadas caem como uma luva, pois flores e frutas são os atores da natureza que, através de sua estética e aroma, atraem agentes polinizadores para perpetuar a vida vegetal. Finalmente, temos os mais hedonistas que buscam o gozo e que veem o perfume como um artigo que atiça a sensualidade e o lúdico e que, por isso, devem ser marcantes e opulentos. Essas pessoas preferem os orientais e gourmands, que ora remetem ao cheiro animálico ora ao cheiro de guloseima. Entender o motivo pelo qual usamos perfume é um grande passo, pois não só passamos a perder menos espaço na pele e energia olfativa, como também podemos usá-lo para nosso autoconhecimento.

mark-zuckerberg870O Empreendedor | Aromático Cítrico Motivação: Conforto e prazer. Fragrâncias leves e lúdicas. Pessoas com este perfil são trabalhadoras e perseverantes. Excelentes estrategistas, adoram planejar e acompanhar o projeto até sua execução final. Estão sempre ocupadas fazendo alguma coisa. Medem o sucesso com base em resultados concretos e detestam papo-furado. São assertivas e direto ao ponto. São indivíduos que buscam reconhecimento e ficam indignados quando seus esforços (ou valores pessoais) não são notados. Por outro lado, são centrados e controlados, podendo guardar rancor sem ninguém jamais suspeitar. Sua “cara de paisagem” dificulta que outras pessoas os conheçam intimamente. Sua esperteza e sagacidade se traduzem também num humor ácido. Os empreendedores gostam de perfumes frescos e energizantes como Eau Sauvage, Acqua di Gio e L’Eau d’Issey. Notas preferidas: cítricas, aquáticas, ervas finas, vetiver e cedro.

20141211180644-marthaA Executiva | Chipre Motivação: Conforto e sedução. Fragrâncias leves e sensuais. Pessoas com este perfil são corretas e adequadas. É gente que faz, geralmente superando as expectativas. Se por um lado são organizadas e eficientes, por outro se deprimem quando não recebem o elogio desejado. Estas mulheres são de natureza conservadora, muito ligadas a valores tradicionais, embora sejam obstinadas a transformar a realidade na busca pelo seu sucesso e reconhecimento. Refinadas e bem-educadas, são a melhor aluna da sala ou a funcionária do mês. Seu ponto fraco é conhecer pouco sobre si, já que se desdobram para entender e agradar os outros. As executivas gostam de perfumes florais com uma base amadeirada como La Panthère, Coco Mademoiselle e Femme Individuelle. Notas preferidas: cítricas, rosa, jasmim, patchouli e musk.

obama-ap-photo_8O Líder | Fougère Motivação: Conforto e conquista. Fragrâncias leves e refinadas. Pessoas com este perfil são sensatas e pés-no-chão. Sabem ponderar os prós e contras para tomar decisões bem calculadas. São desconfiados por natureza e acreditam somente depois de ver os fatos. Por serem sábias e confiáveis, são procuradas para dar conselhos. De grande credibilidade, esses indivíduos assumem e honram compromissos, nem que tenham de abrir mão de objetivos pessoais. São perfeccionistas e muito focados na execução do início ao fim. Podem se tornar moralistas, inflexíveis e paranoicos quando muito egocêntricos ou sob estresse. São aptos para o papel de líder e obter consenso dentro de um grupo. Os líderes gostam de perfumes frescos e amadeirados como Azzaro, Guerlain Homme e Terre d’Hermès. Notas preferidas: cítricas, lavanda, gerânio, ervas finas e vetiver.  

HAukeO Cara Simples | Musky Motivação: Conforto e preservação. Fragrâncias leves e seguras. Pessoas com este perfil são calmas, sossegadas e não gostam de ser perturbadas. Não compram briga com ninguém e acham que tudo pode se resolver com uma conversa. Repudiam novidades ou qualquer coisa que rompa com a ordem estabelecida porque as coisas sempre funcionaram de um jeito ou de outro. Distraídos e ingênuos, podem ser pegos de surpresa ou enganados facilmente. Não se apegam a argumentos e, quando obrigados a fazer uma escolha, dizem que tanto faz. Se por um lado seu temperamento apático possa irritar algumas pessoas, seu grande senso de acomodação social agrada a maioria. Os caras simples gostam de perfumes inofensivos e funcionais como Allure Homme, CK One e Mugler Cologne. Notas preferidas: cítricas, lavanda, baunilha, musk e cedro.

katniss-training-outfitA Heroína | Floral Frutado Motivação: Atenção e prazer. Fragrâncias marcantes e lúdicas. Pessoas com este perfil são meigas mas também teimosas. Gostam de ajudar os outros mas também são rebeldes e resistem a mudar de opinião. Por serem encantadoras, frequentemente conseguem o que querem. Do contrário, não desistem até conseguirem. Têm um ar de menina envergonhada, porém sabem das coisas e podem fazer chantagem emocional. Gostam de dar conselhos mas dificilmente aceitam ajuda. Assim muitas vezes são chamadas de intrometidas. São pessoas intensas e amorosas. Se por um lado sofrem de complexo de mártir, do outro gostam de ser o salvador de todas as causas. Ainda que neguem, buscam reconhecimento de todos a quem ajudam. As heroínas gostam de perfumes florais com notas frutadas como Chance, Insolence e Very Irrésistible. Notas preferidas: frutas suculentas, jasmim, rosa, resinas e baunilha.

madonnaA Diva | Floral Bomba Motivação: Atenção e sedução. Fragrâncias marcantes e sensuais. Pessoas com este perfil são vulcânicas e difíceis de controlar. Quando chegam em algum lugar, todos sabem que lá estão. Andam de cabeça erguida, falam em voz alta e batem o salto no chão. São apaixonadas por natureza e fazem alvoroços para conseguir o que querem. Por outro lado também se desapaixonam rapidamente quando mudam de ideia. Acreditam ter um sexto sentido aguçado e que têm pressentimentos. Agem mais pela emoção do que pela razão. Desprezam indivíduos preguiçosos, lentos e enrolados. Tendem ao drama e gostam de aumentar um ponto para dar mais importância ao que é seu. Para essas pessoas os fins justificam os meios. São orgulhosas e preferem que a ideia tenha vindo delas. As divas gostam de perfumes à base de tuberosa e flores brancas como Amarige, Poison e Fracas. Notas preferidas: tuberosa, ylang-ylang, bálsamos, especiarias e sândalo.

personalidades-da-moda-que-fazem-jus-ao-dia-mundial-do-mau-humor-29a667bcA Rainha | Floriental Motivação: Atenção e conquista. Fragrâncias marcantes e refinadas. Mulheres com este perfil são fortes e seguras de si. Não precisam que os outros lhe digam o quão bonitas, poderosas e inteligentes são. Elas cuidam bem de sua prole e a defendem até a última instância. Não se incomodam com fofoqueiros ou intrigueiros, pois os consideram pequenos demais para sua atenção. São imponentes e exuberantes sem fazer esforço algum, mas não hesitam em usar sua aparência física como arma de sedução e manipulação. Estas mulheres preferem fazer a discutir, e fazem o que precisa ser feito, doa a quem doer. Ao mesmo tempo em que são admiradas e veneradas, podem ser vistas como autoritárias e insensíveis. As rainhas gostam de perfumes exuberantes e elegantes como Organza, LouLou e Classique. Notas preferidas: flores brancas, resinas, especiarias, mel e sândalo.

Princess-DianaA Idealista | Floral Fresco Motivação: Atenção e preservação. Fragrâncias marcantes e seguras. Pessoas com este perfil são frágeis e delicadas. Com grande introversão, elas são excelentes observadoras e conseguem muitas vezes entender situações melhor do que os outros por ficarem do lado de fora, sem querer se envolver e perder sua imparcialidade. Estes indivíduos são muito sensíveis e, graças à sua grande empatia, captam facilmente as intenções das pessoas em seu entorno. São criativos e originais, porém ao menor sinal de pressão externa travam e se fecham para o mundo. Dão grande valor à essência e integridade das coisas e das pessoas. Sob estresse, tornam-se rebeldes e indolentes. Os idealistas gostam de perfumes florais delicados como Infusion d’Iris, Baiser Volé e Jour d’Hermès. Notas preferidas: cítricas, íris, jasmim, cedro e musk.

robert-downey-jr-O Playboy | Oriental Vanilla Motivação: Poder e prazer. Fragrâncias opulentas e lúdicas. Pessoas com este perfil estão em constante busca pelo prazer. Não gostam de depender dos outros, sobre os quais podem passar por cima se for necessário. Carismáticos e sedutores, encantam toda uma plateia e conquistam seguidores espontaneamente. Como esta personalidade vive para o prazer, beirando a luxúria, corre o risco de não se adaptar num ambiente com normas e regras. Além do poder e sexo, também buscam satisfação na comida e bebida, e em alguns casos nos vícios. Desprezam limites e gostam de viver no limite do risco. Seu lema é: a vida é muito curta para se perder tempo com bobagens. Os playboys gostam de perfumes doces e sexies como A*Men, Joop Homme e Spicebomb. Notas preferidas: resinas, especiarias, amêndoas, baunilha e bebidas.

vign-marilyn-monroe-marilyn-monroe-12891202-2057-2560-7zm_km4A Femme Fatale | Oriental Spicy Motivação: Poder e sedução. Fragrâncias opulentas e sensuais. Mulheres com este perfil são dominadoras e sedutoras. Usam de sua beleza ou carisma para persuadir e influenciar os homens. São misteriosas e intrigantes. Ao mesmo tempo em que se mostram fortes, deixam também transparecer alguma vunerabilidade para atrair sua presa. Seja no amor ou no trabalho, hipnotizam a todos com seu jeito de se expressar, conseguindo tudo o que querem. São mais racionais do que emocionais e sabem articular as palavras com incrível eloquência. São mulheres difíceis de compreender e repletas de ambiguidade, oscilando de santa a pecadora. As femmes fatales gostam de perfumes opulentos e picantes como Shalimar, Opium e Coco. Notas preferidas: bálsamos, especiarias, couro, almíscar e civet.

1359645232_george-clooney-articleO Macho Alfa | Oriental Woody Motivação: Poder e conquista. Fragrâncias opulentas e refinadas. Homens com este perfil são determinados, autoconfiantes e territoriais. Agem com atitude em todas as esferas, não apenas na sexual. No trabalho são estratégicos e sabem planejar para conquistar todas as suas metas. Não são facilmente influenciáveis, embora possam ouvir a opinião de amigos e familiares. Estes indivíduos são espertos e sabem focar naquilo que lhes convém. O macho alfa é bem articulado e conquista a todos com seu discurso sedutor. É carismático e proporciona uma atmosfera positiva à sua volta. Seu ponto fraco é a tendência ao narcisismo e consequente perda de controle. Os machos alfa gostam de perfumes amadeirados e sensuais como M7, Bel Ami e Zino. Notas preferidas: resinas, especiarias, baunilha, couro e sândalo.

140226-putin-russia-military-750a_4eeedb96f23edfb4cd42615d86323da2O Tradicionalista | Old School Motivação: Poder e preservação. Fragrâncias opulentas e seguras. Pessoas com este perfil são duras e austeras. Seus valores morais as guiam por toda a vida, fazendo julgamentos e tomando decisões com baixa tolerância. Estes indivíduos são convictos de que suas opiniões são as únicas que importam e raramente mudam de ideia. O importante para eles é a manutenção do status quo e da tradição. Para essas pessoas aceitar novas ideias é admitir uma falha e, por isso, prezam tanto pelo antiquado. Tendem a reter tudo: dinheiro, objetos, emoções… Tudo em prol de sua própria segurança. Podem chegar ao extremo de não usar celular ou computador. Os tradicionalistas gostam de perfumes musgosos ou pinhosos como Polo, Gentleman e Équipage. Notas preferidas: musgo de carvalho, patchouli, agulhas de pinho, almíscar e castoreum.

Anterior: Aspectos Olfativos

Próximo: Principais Designers

4 pensamentos sobre “Perfis Olfativos

  1. Este tipo de análisis recordame demasiado a interpretaciones psicoanalíticas, as persoas somos máis complexas que todo isto, eu non me identifico con ningún arquetipo, que sirven para armar personaxes de novelas ou películas, pero non seres de carne e óso… Recordoume tamén aos tipos de personalidades do claudio Naranjo e Eneatipos… tan reais como os signos do zodiaco. Saudos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s