Sobre Mim

Dando um “fast forward” na minha vida, me formei em Relações Internacionais na PUC-SP e depois engatei numa pós em Administração na FGV-SP. Trabalhei 15 anos em multinacionais em diversas funções. Sempre foi o meu sonho. Minha carreira me projetou para o mundo e tive a oportunidade de morar na Europa, Ásia e América do Norte. Fiz o meu tão sonhado MBA. Em 2010, decidi voltar para o Brasil porque cansei de me sentir estrangeiro.Daniel Barros_Ego In Vitro

Depois de um ano de dura readaptação na pátria amada, resolvi explorar uma antiga paixão – perfumes. Isso foi em 2012. Passei um ano pesquisando sobre o assunto na internet e livros especializados. Em 2013, me matriculei num curso de pós-graduação em perfumaria na FASM (A Cultura do Perfume) e, em paralelo, contratei um nariz profissional para me ajudar in loco a reconhecer odores e interpretar composições.top10Investi as minhas economias em mais de 1000 frascos, além de propaganda e materiais. Convidei uma dúzia de personalidades para participar de um piloto. Com a ajuda de amigos blogueiros, comecei a divulgar meu trabalho. Os feedbacks eram muito positivos e fui convidado para entrevistas em jornais e revistas. Abri um canal no YouTube e lancei uma série de vídeos de 3-5 minutos.

LDDM

Em 2014, chegou um ponto em que uma voz interior me pressionava a colocar tudo no papel, então resolvi escrever dois guias de perfumes – um masculino e outro feminino. Em 2015, me aventurei na confecção de perfumes – a Coleção Barista. De julho de 2016 a junho de 2017, fiz parte do time Fragrantica (maior site relacionado a perfumes do mundo). Hoje estou dedicado a construir dentro do meu site uma biblioteca virtual que cubra desde conceitos básicos, reflexões e milhares de resenhas.

Meus favoritos

Depoimentos

Eu na mídia impressa

Eu na mídia digital

33 pensamentos sobre “Sobre Mim

  1. História de vida fantástica. Você esta disponibilizando em seu site um conteúdo, sem dúvida, do que há de mais completo no Brasil sobre a perfumaria designer e nicho. Agora se tiver um tempo conte-nos mais sobre essa readaptação em solo brasileiro depois de anos fora, deve dar boas histórias. Grande abç e muito mais sucesso pra vc!

  2. Interessante o modo que expôs sua vida profissional o interesse por perfumes e como o trabalho pode sim ser divertido .
    Você trabalha com fragrâncias e elas são infindáveis afinal em cada pele deixa um cheiro inigualável ,amo perfumes desde pequena.
    Até hoje ao entrar em qualquer lugar ou passar por alguém sinto o cheiro é algo instintivo e sensitivo.

  3. Muito legal tuas palavras e tua trajetória pela vida e perfumes.
    Sou apaixonada por perfumes. Não tenho muito conhecimento e nem sei explicar até onde vai essa paixão além dos 80 e tantos frascos que tenho. Mas, ao ler relatos como o teu e como as pessoas se encontraram e/ou se redescobriram através dessa mesma paixão, fico pensando se não pode ser um caminho pra mim também. Não sei como encontrar essa resposta. Sigo acompanhando blogs como o seu e “viajando” entre os aromas desse nosso mundo.
    Parabéns pelo trabalho.
    Sucesso.

  4. Olá Daniel, obrigado por compartilhar seu precioso conhecimento conosco! Conheci o seu trabalho através do YouTube, assisti todos os seus vídeos, são bem objetivos e perfeitos.
    Linda trajetória a sua, meus parabéns, sou um super fã do seu trabalho.

  5. Ousada, a sua trajetória de vida. Cheia de experiências interessantes e multiculturais. Deve ser isso que acrescenta tantos detalhes preciosos às suas criações . Agora serei mais uma seguidora interessada nas suas vivências e inspirações perfumisticas.
    Amei o Quinn , que me presenteou no sorteio de frases que explicassem sobre a personalidade do perfume. Vou escrever no face o que senti quando inalei o conteúdo daquele frasco ( coisas de minha infância ) , com direito a foto . Grata pelo presente !

  6. Achei seu site muito, muito interessante, sempre vou consultá-lo. Sou aromaterapeuta e adoro o mundo dos aromas. Faço perfume pessoal terapêutico, nada haver com o seu trabalho.
    Parabéns!

  7. Sabia que até Deus ama perfume? Na Bíblia fala por diversas vezes sobre isso comparando perfume com boas ações, bons testemunhos e até a orações… O melhor é quando ele fala que nós somos o bom perfume de cristo! WOWl!!!! Perfume é mesmo algo que chama atenção!!! Parabéns pela sua história de coragem e determinação.

  8. Encantada com sua história!

    Há tempos venho lendo sobre aromaterapia, perfumes, essências e acabei parando aqui não sei mais vindo de onde…rsrs. abro tantas páginas ao mesmo tempo. Enfim, Parabéns E Sucesso !
    A área Olfativa tem me fascinado.

    Abraço

  9. Sim… ao ler seu livro (repetidas e repetidas vezes…), fiquei “encucada” quando você disse que se dedicaria à perfumaria até o dia em que algo mais interessante lhe tirasse a atenção… (ou mais ou menos isso, se não me falha a memória…). Sabe… pensei comigo:” não, o Daniel está, com certeza, no caminho certo… é muito conhecimento e dedicação para ser desperdiçado!!” Contamos sempre com suas postagens MARAVILHOSAS e de alto conhecimento. Saiba que nós, brasileiros, não podemos desistir de nós mesmos… Nós somos, sim, feitos para driblar nossas crises e nos reinventar. Que Deus lhe dê saúde, alegrias e muito sucesso! Abraço carinhoso.

  10. Parabéns pelo seu trabalho! Há tempo procurava algo assim! Aceita uma sugestão? Procuro loucamente por um plano de assinatura mensal para testar perfumes, mais ou menos como a Olfactif, tipo plano de box de cosméticos. Não achei nenhum no Brasil. Poderia ser apenas com amostras ou até decànts, mas que pode nos dar ideia do que comprar fullsize. Se tivesse um plano desse, seria a primeira assinante com certeza!!!!

  11. Oi Daniel, conheci seu blog faz pouco tempo mas tô gostando bastante. Queria sugerir que você catalogasse as casas de perfume por país. 🙂 Até pra conhecermos coisas diferentes do eixo França – Itália – Inglaterra. Parabéns pelo trabalho.

  12. Muito empolgante sua trajetória. Também sou um apaixonado pelo universo da perfumaria.
    Tudo começou no ano de 1992, após o fatídico evento onde o então presidente Fernando Collor de Melo determinou o bloqueia financeiro de todos correntistas do Brasil.
    Eu e minha família vivíamos na Zona Rural no interior das Minas Gerais. Nossa situação financeira, naquele momento, beirava a miséria.
    Foi quando um tia, que vivia em uma cidade grande próximo, nos fez uma generosa doação de roupas, calçados e etc.
    Enquanto separávamos os donativos, eis que eu encontro no fundo da caixa um frasco vazio em versão splash de Paris de Yves Saint Laurent de 75ml.
    Eu nunca em toda a minha vida nunca tinha visto um frasco de perfume importado, eu nem sabia que existia perfume importado . Naquele momento de minha vida e diante da realidade que eu e minha família vivíamos, aquela frasco vazio, pra mim, era como se eu tivesse um pedaço táctil da marca Yves Saint Laurent. Era como se eu tivesse um passe vip para um universo totalmente desconhecido, o universo pra mim, o universo do luxo, que eu só sabia que existia devido a coluna de Ponto Vista do Jornal Hoje. Onde a jornalista Cristina Franco falava sobre os grandes desfiles de moda.
    Eu não sabia nada sobre marca Yves Saint Laurent, mas o nome eu sabia pronunciar com perfeição graças a colina da jornalista Cristina Franco. Eu também já havia visto uma menção sobre a marca Yves Saint Laurent no filme 3 Solteiros e Um Bebe.
    No ano de 1996, fazendo um trabalho de escola, eu encontrei uma revista de bordo das Aerolineas Argentinas. Nela haviam, paginas, páginas e mais paginas sobre perfumaria e beleza. Além de uma infinidade de anúncios de perfumes e cosméticos de várias marcas, tais como Chanel, Dior, Kenzo, Lancôme, Chloé e Donna Karan.
    Eu me deliciei com aquela revista e a guardei por anos e anos.
    No ano de 1997, chega as minha mãos um edição da revista Desfile que falava sobre Cosmetica’97 e nela havia mais um monte de novas marcas. Paco Rabanne, Dolce & Gabbana, Issey Miyake, Carolina Herrera, Calvin Klein, Boucheron e Bvlgari.
    No ano de 1999 eu fui contratado pela maior perfumaria da cidade grande, próximo de onde vivíamos. Lá foi onde eu finalmente fui apresentado a todos aqueles perfumes que antes eu só tinha conhecimento de que existiam através de revistas.
    Em meu primeiro ano eu apenas trabalhava no estabelecimento. Não tinha meios para poder consumir nada.
    Foi no ano de 2001, quando a loja foi visitada pelo representante oficial da LVMH, notificou a proprietária da loja que todos os perfumes da marca Guerlain da época da Importadora Iperco, deveriam ser “queimados”, liquidados. E assim foi feito.
    50 frascos da Guerlain foram vendidos por 20, 30 e 50 reais. Eau de Coq,Eau de Guerlain, Eau Imperiale, Chamade, Chant D’Arôme, Un Air de Samsara, Jardim de Bagatele, Mitsouko, Habit Rouge e Shalimar.
    Nessa época eu já tinha uma condição financeira melhor. Então comprei os 50 frascos.
    Como era totalmente imaturo e não conhecia nada sobre todo o legado de Guerlain, eu usei todos os frascos das piores formas possíveis. Para trabalhar, para correr, pedalar, caminhar, ir a academia.
    Ai… Que arrependimento!
    Aos poucos, também fui conquistando meu lugar ao Sol. Sempre que algum representante pisava dentro da loja, eu grudava nele como um Carrapato e não o soltava, enquanto ele não me desse um brinde.
    Também desenvolvi “um golpe”. Sempre que chegavam aquelas madames ou empresários que eu tinha mais abertura, eu dizia que assim que eles tivessem algum fraco vazio, que se caso eles se lembrassem, eles poderiam leva-los na loja pra mim.
    O resultado foi uma enxurrada de de sacolas e mais sacolas de frascos vazios e cheios.
    A justificativa era sempre a mesma. “Eu comprei e não gostei. Joga o perfume fora e fica com o frasco!”
    Nesta época, eu contabilizei 30 frascos, dos mais variados possíveis.
    Hugo Boss, Salvador Dali, Van Cleef & Arpels, Estée Lauder, Versace, e muitos outros.
    No ano de 2005, como não tinha reconhecimento pela empresa e também em busca de novos desafios, eu pedi demissão.
    A principio eu me arrependi amargamente, mas 1 anos depois eu parei e vi que havia feito a escolha correta.
    Nessa época eu já tinha mais maturidade, já tinha uma grande carga de conhecimento e comecei a montar uma pequena coleção de perfumes. Aqueles que eu sempre quis quando trabalhava no meio, mas nunca tive condição de comprar.
    Mas ai comecei a competir com outro evento. A descontinuidade de fragrâncias.
    E a pesar de eu ter uma condição financeira melhor do que quando eu trabalhava na loja, e não tinha tanto dinheiro assim. Então eu tinha que priorizar os que estavam mais em conta.
    Eu perdi muitas oportunidades de comprar fragrâncias míticas à preços extraordinário baixos para poder comprar outras. Muitas eu ainda persigo até hoje na expectativa de um dia poder adquiri-las a um bom preço.
    A responsável por me proporcionar a aquisição de grande parte das fragrâncias que eu tenho hoje, foi a minha querida e amada Sacks.
    Foi lá que eu adquiri exemplares da perfumaria que hoje são disputadíssimos por colecionadores, por preços irrisórios.
    Tais como: Rive Gauche Pour Homme de Yves Saint Laurent, do primeiro lote a desembarcar no Brasil. Very Valentino Men, Les Season de Van Cleef, Very Irrestible Men Fresh Atittude, Eau Té Rouge da Bvlgari, Christina Lacroix e muitos outros.
    Por volta do ano de 2010 eu dei uma pausada nas minhas aquisições em grande escala. Continuei fazer compras mais focadas em determinados itens.
    Por volta no de 2014 tive a oportunidade de conhecer um vendedor do Mercado Livre que só comercializava provadores vintage. E foi através dele que eu consegui adquirir uma infinidade de perfumes que eu jamais poderia encontra-los no Brasil e quem sabe no mundo.
    Verdadeira joias: Nu de Yves Saint Laurent, Champagne de Yves Saint Laurent, So Pretty de Cartier. Lauren da Ralph Lauren, um perfume que praticamente nem existe no mercado internacional, muito menos no Brasil.
    Toda a coleção Roger & Gallet vintage dos anos 90 até 2006. Eu tenho todos no frasco de 200ml estilo vintage.
    Não dá para citar todos. Mas o fato é que investi uma pequena fortuna e que se talvez eu tivesse comprado em outros lugares, eu teria gastado com toda certeza 10X mais que isso.
    Hoje tenho cerca 500 frascos. Vários deles em duplicidade, alguns até mais.
    Como por exemplo Polo Sport Woman da Ralph Lauren de 150ml. Eu adquiri 6 frascos e cada um por R$99,00. Cashmere Mist de Donna Karan 100ml, eu adquiri 4 frasco por R$79,00 cada. Rive Gouche Femme de Yves Saint Laurent 100ml, 4 frascos por R$99,00 cada.
    L’Eau Par Kenzo 100ml no frasco vintage de 1996, eu adquiri 6 frascos por R$59,99 cada.
    Gucci Eau de Parfum 75ml , 3 frascos por R$79,00 cada.
    São itens que nem mesmo se você procurar durante o dia com a lanterna acesa, você encontrará, e ainda mais por estes valores e todos, eu disso absolutamente autênticos.
    O fato é que eu como um apaixonado pelo universo da perfumaria, hoje praticamente tenho um museu particular da perfumaria vintage.
    Às vezes eu acredito possuir bem mais de 500 frascos, pois muitas vezes comprei lotes fechados, interessado em 1 ou 2 frascos daquele lote. E como o vendedor não vendia somente os itens do meu interesse, eu tinha que adquirir o lote fechado.
    Os itens de refugo que normalmente acompanham aquele perfume que tanto procurava, eu não descarto.
    Eu uso tudo, até a ultima gota. Pois eu sei o que não ter nada pra usar.
    Houve um época da minha vida que não tinha dinheiro nem mesmo pra comprar um desodorante então eu sei dar valor no que eu tenho.
    O fato é que assim como você, eu também sou apaixonado pelo universo da perfumaria, sua história, seu legado e tudo mais.
    Acompanho um seu blog a muitos anos. Também tenho seus livros.
    Sempre quis compartilhar com você o fato de ser apaixonado pela perfumaria, mas sempre me faltou inspiração e coragem para escreve, mas hoje finalmente rompi com o meu estado de monolito e criei coragem para escrever.
    Um forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s