Sobre Mim

Cada um é um, e este aqui é reservado e introvertido. Dando um “fast forward” na minha vida, acabei me formando em Relações Internacionais na PUC-SP e depois engatei numa pós em Administração na FGV-SP. Trabalhei 2 anos numa multinacional americana e depois 12 numa sueca em diversas funções. Sempre foi o meu sonho e achava o suprassumo. Minha carreira me projetou para o mundo e tive a oportunidade de morar na Europa, Ásia e América do Norte durante um período de 8 anos. Aprendi as línguas de todos os países onde morei. Fiz o meu tão sonhado MBA. Em 2010, decidi voltar para o Brasil porque cansei de me sentir estrangeiro.Daniel Barros_Ego In Vitro

Depois de um ano de dura readaptação na pátria amada, descobri que a minha carreira estava me levando para um lugar que eu não queria e resolvi largar uma posição confortável e estável de diretor de multinacional. Em 2012, comecei a fazer um curso de formação de terapeuta (sonho antigo) que eventualmente me levou a descobrir e liberar meu lado mais sensível. Acabei decidindo explorar o meu sentido mais primitivo, o olfato, começando por comprar perfumes. A curiosidade virou obsessão e passava horas por dia lendo sobre o assunto na internet e livros especializados. Em 2013, me matriculei num curso de pós-gradução em perfumaria na FASM e, em paralelo, contratei um nariz profissional para me ajudar in loco a reconhecer odores e interpretar composições.top10Sabendo mais ou menos como seria o trabalho de um terapeuta e, agregando o conhecimento perfumístico, criei a Ego In Vitro. Investi as minhas economias em mais de 1000 frascos, além de propaganda e materiais. Convidei uma dúzia de personalidades para participar de um piloto. Com a ajuda de amigos blogueiros que conheci através de grupos de perfumes no Facebook, comecei a receber os primeiros clientes. Os feedbacks eram muito positivos e acabei sendo convidado para entrevistas em jornais e revistas. Abri um canal no YouTube e lancei uma série de vídeos de 3-5 minutos.

Chegou um ponto em que uma voz interior me pressionava a colocar tudo no papel, então resolvi escrever um guia de perfumes masculino e outro feminino. Em 2015, me aventurei na confecção de perfumes e comecei a oferecer fragrâncias feitas sob medida (bespoke). De julho de 2016 a junho de 2017, fiz parte do time Fragrantica (maior site relacionado a perfumes do mundo). Em setembro de 2016, lancei minha primeira linha de perfumes – a Coleção Barista. Meu cartão de visita hoje lê Fragrance Coach, um cargo que engloba tanto a consultoria para indicação quanto a confecção de perfumes. Também estou dedicado a construir dentro do meu site (sempre atualizado) uma biblioteca virtual que cubra desde conceitos básicos a reflexões, além de 5000 mini resenhas.

LDDM

O medo de que meu interesse diminuísse depois de exaurir o tema desapareceu à medida em que ia descobrindo como as possibilidades do mundo de perfumes são praticamente infinitas. Conheci amigos e profissionais interessantíssimos que partilham da mesma paixão. A grande virada na minha carreira afinal surtiu resultados e sinto que meu horizonte se abriu como nunca. Não consigo mais separar o que é trabalho do que é diversão. Posso dizer, sem dúvida, que o perfume me fez uma pessoa mais presente, motivada e inteira.

Meus favoritos

Eu na mídia impressa

Eu na mídia digital

29 pensamentos sobre “Sobre Mim

  1. História de vida fantástica. Você esta disponibilizando em seu site um conteúdo, sem dúvida, do que há de mais completo no Brasil sobre a perfumaria designer e nicho. Agora se tiver um tempo conte-nos mais sobre essa readaptação em solo brasileiro depois de anos fora, deve dar boas histórias. Grande abç e muito mais sucesso pra vc!

  2. Interessante o modo que expôs sua vida profissional o interesse por perfumes e como o trabalho pode sim ser divertido .
    Você trabalha com fragrâncias e elas são infindáveis afinal em cada pele deixa um cheiro inigualável ,amo perfumes desde pequena.
    Até hoje ao entrar em qualquer lugar ou passar por alguém sinto o cheiro é algo instintivo e sensitivo.

  3. Muito legal tuas palavras e tua trajetória pela vida e perfumes.
    Sou apaixonada por perfumes. Não tenho muito conhecimento e nem sei explicar até onde vai essa paixão além dos 80 e tantos frascos que tenho. Mas, ao ler relatos como o teu e como as pessoas se encontraram e/ou se redescobriram através dessa mesma paixão, fico pensando se não pode ser um caminho pra mim também. Não sei como encontrar essa resposta. Sigo acompanhando blogs como o seu e “viajando” entre os aromas desse nosso mundo.
    Parabéns pelo trabalho.
    Sucesso.

  4. Olá Daniel, obrigado por compartilhar seu precioso conhecimento conosco! Conheci o seu trabalho através do YouTube, assisti todos os seus vídeos, são bem objetivos e perfeitos.
    Linda trajetória a sua, meus parabéns, sou um super fã do seu trabalho.

  5. Ousada, a sua trajetória de vida. Cheia de experiências interessantes e multiculturais. Deve ser isso que acrescenta tantos detalhes preciosos às suas criações . Agora serei mais uma seguidora interessada nas suas vivências e inspirações perfumisticas.
    Amei o Quinn , que me presenteou no sorteio de frases que explicassem sobre a personalidade do perfume. Vou escrever no face o que senti quando inalei o conteúdo daquele frasco ( coisas de minha infância ) , com direito a foto . Grata pelo presente !

  6. Achei seu site muito, muito interessante, sempre vou consultá-lo. Sou aromaterapeuta e adoro o mundo dos aromas. Faço perfume pessoal terapêutico, nada haver com o seu trabalho.
    Parabéns!

  7. Sabia que até Deus ama perfume? Na Bíblia fala por diversas vezes sobre isso comparando perfume com boas ações, bons testemunhos e até a orações… O melhor é quando ele fala que nós somos o bom perfume de cristo! WOWl!!!! Perfume é mesmo algo que chama atenção!!! Parabéns pela sua história de coragem e determinação.

  8. Encantada com sua história!

    Há tempos venho lendo sobre aromaterapia, perfumes, essências e acabei parando aqui não sei mais vindo de onde…rsrs. abro tantas páginas ao mesmo tempo. Enfim, Parabéns E Sucesso !
    A área Olfativa tem me fascinado.

    Abraço

  9. Sim… ao ler seu livro (repetidas e repetidas vezes…), fiquei “encucada” quando você disse que se dedicaria à perfumaria até o dia em que algo mais interessante lhe tirasse a atenção… (ou mais ou menos isso, se não me falha a memória…). Sabe… pensei comigo:” não, o Daniel está, com certeza, no caminho certo… é muito conhecimento e dedicação para ser desperdiçado!!” Contamos sempre com suas postagens MARAVILHOSAS e de alto conhecimento. Saiba que nós, brasileiros, não podemos desistir de nós mesmos… Nós somos, sim, feitos para driblar nossas crises e nos reinventar. Que Deus lhe dê saúde, alegrias e muito sucesso! Abraço carinhoso.

  10. Parabéns pelo seu trabalho! Há tempo procurava algo assim! Aceita uma sugestão? Procuro loucamente por um plano de assinatura mensal para testar perfumes, mais ou menos como a Olfactif, tipo plano de box de cosméticos. Não achei nenhum no Brasil. Poderia ser apenas com amostras ou até decànts, mas que pode nos dar ideia do que comprar fullsize. Se tivesse um plano desse, seria a primeira assinante com certeza!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s